31 de Outubro Dia do Saci Pererê Brasileiro


31 de Outubro Dia do Saci Pererê Brasileiro 


Segundo historias o Gorro vermelho usado pelo saci representa na antiga Roma os escravos libertos.
Na obra do pensador romano Petrônio , no qual é uma sátira a política Romana denominado Satíricon deixa bem claro o envolvimento de uma entidade na forma masculina que se encontrava  com mulheres quando elas estavam dormindo , ele drenava a energia feminina  para se alimentar , esta entidade já era relatada na obra informando que o mesmo aprisionado daria riquezas a seu senhor  tendo semelhanças ao Saci e o gorro vermelho .
No Brasil é comemorado o dia do Saci , este dia é marcado na data de 31 de Outubro de todo ano . Consta no projeto lei federal de 2003 nº 2.762 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003).
No mito brasileiro o Saci possuía a sabedoria de ervas medicinais , como técnicas no uso de chá e banhos . Na cultura africana o Saci exige o pedido de licença ao adentrar na floresta, os antigos depositavam um pedaço de fumo e uma moeda acreditando agradar o mesmo.
Saci pererê é conhecido como  Saci cerêrê , Saci Trique , Matimpererê e Saci Saçurá  
As características do Saci para as crianças é de um negrinho , possuidor de uma perna só , seu cachimbo e gorro vermelho . Ele é bem relatado nas obras de Monteiro Lobato e o sitio do Pica pau amarelo.
Em 2004 o Estado de são Paulo oficializou a data no estado sobre Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004.
 É propicio a divulgação desta data diferenciando da comemoração Norte americana o Halloween em suas raízes celtas impostas na cultura Brasileira. O movimento do dia do Saci é uma representação brasileira e herança de nossas crianças com seu folclore.
Neste dia na região do estado de São Paulo e onde esta crescendo este movimento , as crianças se vestem de saci com gorro vermelho pedindo doces , o importante é a culinária focada na cultura do Brasil .
Feliz dia do Saci a todos! 

Anthony Mohammad

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário