Menopausa e Climatério, como enfrentar?


Menopausa e Climatério, como enfrentar?

Olá pessoal, em minha primeira matéria para o Gazeta de Beirute vou falar sobre a Menopausa e o Climatério, explicar a diferença entre essas duas fases que todas as mulheres passam e dar dicas saudáveis para que essas duas fases sejam vividas com qualidade de vida por todas nós.
Bom, primeiramente devemos entender a diferença entre Menopausa e Climatério.
Menopausa -> Define-se como menopausa a última menstruação da mulher, ou seja, o último mês em que há o sangramento.
Climatério -> É um longo período, seu inicio é quando a menstruação começa a ficar irregular, ondas de calor e descompensação hormonal começam a surgir, algumas pacientes relatam taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) e aumento de peso. Seu fim acontece em torno dos 60 – 65 anos de idade.
Quando a menopausa ocorre dos 35 aos 42 anos a consideramos como sendo PRECOCE, quando se dá o inicio, não há como reverter essa situação que além de incomoda causa alguns problemas para a mulher que desenvolve o hipoestrogenismo (diminuição do nível hormonal feminino) causando assim perda de massa óssea, é quando SE INDICADO começamos a reposição hormonal. Se a menopausa ocorre após os 50 – 55 anos são considerados tardios, o que não traz consequências negativas para a mulher.
Mulheres neste período costumam relatar (e reclamar) sobre o calor excessivo, dores nos ossos, baixa na libido, cansaço mental, angina pectoris (dores no peito) e extrema irritação. Segue algumas dicas para lidar melhor com essa fase natural de nossas vidas.
 Durma bem e o suficiente – Dormir pouco pode contribuir para a confusão mental e a baixa na libido, problemas frequentemente associados à menopausa, além de combater com outras doenças devido à queda do estrogênio.
    Faça exercícios mentais, como jogos de xadrez, dama, caça-palavras, palavras cruzadas, enfim, jogos que estimulem seu cérebro a funcionar evitando assim perdas repentinas de memória durante o climatério.
 Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis como a do abacate, do salmão e do azeite de oliva, consumir esses alimentos ajuda a manter cabelo e a pele saudável.
   Comece a praticar atividades físicas evitando assim o ganho de peso, comum nesse período, procure fazer exercícios de levantamento de peso, pois assim fortalece os ossos os mantendo fortes e saudáveis sem risco de fraturas (Procure orientação adequada para tais praticas de exercícios).
  Visite seu ginecologista e peça cálcio, é importante que mulheres na menopausa e climatério tomem bastante cálcio (recomenda-se por dia de 1.000 a 1.200 MG).
  Cuide dos seus dentes e da gengiva, pois qualquer complicação nessa área afeta a sua saúde cardiovascular.
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida eu estou à disposição. Até a próxima

Yasmeen Chehayyeb.
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: