Toque Brasileiro no El Ma’rad em Tripoli

“Toque Brasileiro no El Ma’rad em Tripoli”

Voce sabia que o El Ma’rad de Tripoli, mais conhecido como  “Rachid Karameh International Exhibition Center”, foi projetado pelo Brasileiro Oscar Niemayer????
Em 1966 ele viajou para Tripoli para projetar o Centro Internacional de Exposicoes, um complexo de 15 edifícios dentro de uma área de aproximadamente 10.000 hectares perto da entrada sul de Trípoli. Mas devido a guerra do Libano, o local jamais foi utilizado para o que foi destinado, e tornou-se apenas um monumento, que hj está semi arruinado e deserto.
Houve propostas ocasionais para reavivar e reformular o lugar, mas nunca deu certo, por razões políticas, e principalmente porque a conclusão do projeto iria alterar o seu estado atual, que atrai muitos turistas de Arquitetura do mundo todo, para estudo e pesquisa. A genialidade do arquiteto é claramente demonstrada pelas formas futuristas das instalações que foram construídas.
A estrutura da cúpula, o arco delicado que distingue os motivos justos pela sua altura e elegância, o teatro ao ar livre que parece que está flutuando sobre a água, além do toque libanês representado com delicadeza enfática pelos arcos de luz no pavilhão libanês, deixa o espectador com a nítida impressão de uma cidade do século 21 em ação.
 
 
O Complexo Consiste em:
Escritorios e Centro de negocios: Este edifício está localizado no pórtico de entrada. Além dos escritórios administrativos ele contém um centro comercial completo e totalmente equipado com uma sala de conferência de comunicação de rede, e sala de projeção.
Salas de Exposições: Um total de 20.000 m2 de centro de exposições fechado e totalmente climatizado, que pode ser dividido para acomodar as diversas necessidades dos expositores internacionais, regionais e locais.  Há também 20.000 m2 de espaço aberto adjacente a este Hall, que pode ser usado como uma exposição ao ar livre, rodeado com jardins coloridos. O estacionamento pode acomodar 3.000 carros.
Dome Theater: Uma estrutura de concreto em forma de cúpula, com um palco circular telescópico que pode acomodar até 1.500 pessoas.
Pavilhões libaneses: Esta estrutura representa uma interpretação moderna da arquitetura libanesa. É constituída por um pátio interior definido por telas de arcos de luz e um núcleo principal de vidro. Toda a estrutura está localizado no meio de uma piscina refletora, rodeada por áreas verdes.
Sala de conferências: Este espaço é totalmente climatizado com capacidade para até 2500 pessoas. Também é equipado com o mais artístico sistema de som e iluminação.
Teatro ao ar livre: Uma peça única de arquitetura. O palco é uma balsa flutuante sobre uma piscina circundante. O público atinge o estágio de travessia de uma ponte sobre a piscina. Os artistas possuem alojamentos proprios construidos no subsolo, e eles podem ser acessados de forma independente. O teatro, tem o mais moderno sistema de som e iluminação. Todas as instalações estão situadas no meio de luxuriantes jardins coloridos.
Restaurante Panorâmico e Terraço: Situado no topo de um tanque de água elevado, o restaurante panorâmico oferece vista para o mar, a oeste, e uma vista das montanhas cobertas de neve, a leste, bem como o salao para eventos.
Quality Inn Tripoli: Este hotel é administrado e operado pela "Choice Hotels internacional", com mais de 5000 hotéis e resorts ao redor do mundo. Quality Inn Hotel Tripoli oferece o refinamento de 112 luxuosos quartos e suites, 4 restaurantes, restaurante no último andar, churrasqueira no jardim, piano bar, cafetaria, apresentando uma ampla seleção de autenticos pratos continentais.
O salão de senadores, tem banquete e instalações para conferências para até 1000 pessoas. O Clube de Lazer, tem piscinas interna e externa, campos de ténis, e um spa com jacuzzi, sauna, banhos turcos e massagens. O estacionamento comporta até 400 carros.
Planos futuros: As novas instalações, que serão adicionados ao complexo, vao completar a transformação deste local incomum, em um verdadeiro destino turístico para toda a região e além.
A ideia sera instalar:
- Um parque temático de diversões, de normas internacionalmente elevadas, integrando a herança cultural e histórica do Líbano, em geral, e da cidade de Tripoli, em particular.
- 300 quartos de hotel 5 estrelas, de design moderno e inovador, totalmente equipado com as melhores instalações e serviços.
- Cinema 3D, para 500 a 700 espectadores, apresentando a mais avançada tecnologia em efeitos especiais espetaculares. A data prevista para conclusão é de cerca de 3 a 5 anos, a partir da data de concessao..
Veja outras fotos do El Ma’rad de Tripoli aqui:
http://i44.tinypic.com/2lavqyg.jpg
http://i42.tinypic.com/349fmdv.jpg
http://i42.tinypic.com/34hcaza.jpg
http://i40.tinypic.com/jtno9l.jpg
                                                                          Gazeta de Beirute
Claudinha Rahme
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário