Ilha Fernando de Noronha


                            
Ilha Fernando de Noronha

É um arquipélago situado no Oceano Atlântico, localizada a 545 km do Recife e 360 km de Natal. Desde 1988, constitui um Distrito Estadual de Pernambuco, quando deixou de ser um território federal. 
A ilha principal é habitada por cerca de 2.600 moradores e têm aproximadamente 17 km², é um exemplo de preservação e harmonia entre homem e natureza. Ela é gerida por um administrador-geral designado pelo Governo de Pernambuco,
 A ilha, ao ter sido descoberta pelo reino de Portugal, foi designada de Ilha de São João da Quaresma, provavelmente por Gaspar de Lemos, em 1500, ou por uma expedição da qual Duarte Leite erroneamente terá atribuído o comando a Fernão de Noronha, realizada em 1501–1502. Porém o primeiro a descrevê-la foi Américo Vespúcio, que tomou parte na expedição de Gonçalo Coelho..
 Antes de se tornar o paraíso turístico e ecológico dos dias atuais, o arquipélago foi local de detenção de condenados enviados a cumprir pena no presídio ali existente, que funcionou de 1737 a 1942, sendo que de 1938 em diante apenas para presos políticos do Estado Novo.
Quem conhece ou sonha com esta oportunidade sabe que Fernando de Noronha sabe que é um pecado do  paraíso na terra.
 Um local muito procurado por  brasileiros e turistas estrangeiros que encontram nessa Região 16 praias  com águas transparentes e 21 ilhas, todas de tirar o folego  e faz calor durante todo ano. É um exemplo de preservação e harmonia entre homem e natureza.
A Ilha é um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo e recebeu  o título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela UNESCO em 2002
Fernando de Noronha possui a maior baía de golfinhos rotadores do mundo. É o lar de uma extensa diversidade marinha, berço para a desova de tartarugas marinhas e varias espécies de corais, peixes, raias, tubarões, polvos e moréias. Venha mergulhar, surfar, observar a fauna marinha, capitaneada pelos golfinhos, curtir a praia e o mar cristalino. Venha conhecer esta maravilha da natureza se hospedando em uma das pousadas das ilhas.

Hassan Hammoud
Gazeta de Beirute
02-12-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário