O BRASIL NO CONCURSO MISS UNIVERSO

O concurso Miss Universo é a competição internacional de beleza feminina mais importante que existe, e um dos eventos mais vistos no mundo, com uma audiência internacional de 1000 milhões de telespectadores em mais de 180 países. O concurso, inspirado no antigo ‘International Pageant of Pulchritude’ (Desfile Internacional de Beleza), atribuía o título de ‘Miss Universo’ à vencedora do concurso, que era realizado anualmente entre 1926 até 1935, quando estourou a Segunda Guerra Mundial. A gaúcha Yolanda Pereira foi a primeira e única brasileira a conquistar o título em sua versão antiga, em 1930. Após a guerra, em 1952, houve a primeira edição do concurso, em Long Beach na Califórnia, organizado pela empresa de vestuário ‘Pacific Mills’, com a participação de 29 concorrentes de todo o mundo.
Desde então, o concurso tornou-se através dos anos um evento da empresa Kayser Roth Corporation, que depois foi comprada pela empresa Gulf and Western Industries (dona dos estúdios de cinema Paramont), até ser comprado em 1996, pelo empresário Donald Trump em parceria com a rede CBS. Em 1998 o Miss Universo alterou sua razão social de Miss Universe Inc., para Miss Universe Organization, e transferiu sua sede de Long Beach para Nova York, e anualmente o ‘Miss Universe Organization’ realiza e promove o concurso, realizando os sonhos de milhares de jovens de todo o mundo. 
O Brasil participou de todas as edições do concurso desde 1954, com exceção em 1990, quando o concurso de Miss Brasil foi cancelado, e venceu duas vezes o concurso Miss Universo: uma em 1963, com Ieda Maria Vargas, e em 1968, com Martha Vasconcellos, e também já ficou em 2º lugar cinco vezes.
Além do Miss Universo, existem outros concursos do mesmo segmento, como o ‘Miss Mundo’, o ‘Miss Beleza Internacional’, e o ‘Miss Terra’, onde o Brasil também participa ativamente, ao longo dos anos. 
O Miss Mundo, criado no Reino Unido, em 1951, é o segundo mais importante concurso mundial, depois do Miss Universo. Embora o Brasil participe do concurso desde o inicio, ele possui apenas um único titulo de 1º lugar, em 1971, quando a carioca Lúcia Tavares Petterle, foi coroada Miss Mundo.
O Miss Beleza Internacional (ou simplesmente Miss Internacional) também é realizado anualmente, desde 1960, com sede na Ásia, onde o Japão sedia a maioria das edições. O Brasil possui um único titulo de 1º lugar, conquistado em 1968, com a carioca Maria da Gloria Carvalho. Depois, ao longo dos anos, o Brasil conquistou várias outras posições no concurso, mas não vence em primeiro lugar há 43 anos. 
O Miss Terra teve sua primeira edição, em 2001, com sede nas Filipinas e junto com o ‘Miss Universo’, ‘Miss Internacional’ e ‘Miss Mundo’, também é um dos quatro importantes concursos de beleza do mundo. O Brasil participa do concurso, desde o inicio em 2001, e possui dois títulos de 1º lugar: um em 2004, com a paraense Priscilla Meirelles, e outro em 2009, com a amazonense Larissa Ramos, além de também ter conquistado outros títulos de segundo, terceiro e quarto lugar, nos demais anos..
Além dos quatros concursos mundiais, há o ‘Miss Brasil’, que desde 1900 já elegia misses no país, de maneira não consecutiva. Violeta Lima Castro (vulgo Bebê), é considerada a primeira de todas as misses do Brasil, apesar de existirem registros históricos que afirmam inclusive que uma francesa naturalizada brasileira tenha sido a primeira miss, ainda nos tempos do Império, em 1865. Em concursos sem continuidade anual, outras jovens também foram agraciadas com o título na primeira metade do século XX, mas o Miss Brasil é reconhecido de forma oficial desde 1954. Nos concursos estaduais, que precedem o Miss Brasil, candidatas de diversos municípios em todo o pais disputam o titulo estadual, para concorrerem à Miss Brasil. O estado com mais títulos no Miss Brasil, é o Rio Grande do Sul, com 12 títulos, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 8 títulos cada um, e Santa Catarina com 5 títulos. Os demais estados possuem entre 1 a 3 títulos.
Mas as misses de hoje já não são mais como as de antigamente, pelo menos no que diz respeito ao glamour. A Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, dispensa ser tratada como uma boneca de porcelana; ela cozinha, vai à faculdade de ônibus, veste jeans, camiseta e tênis, e ainda toma chimarrão e cervejinha com as amigas. Gaucha de Teutônia, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, a Bacharel em Engenharia de Alimentos de 24 anos, diz que não tinha interesse por concursos de beleza, até vencer o concurso de ‘Rainha da Indústria do Rio Grande do Sul’, em 2007, e confessa ainda estar se adaptando a tudo de novo que vêm acontecendo na vida dela. Gabriela malha diariamente, para manter seus 59 kg muito bem distribuídos no corpão de 1,80m, mas foge da dieta quando decide preparar seus pratos favoritos:  estrogonofe, risoto ao funghi e frango com creme de cebola. Ela não esconde o silicone que carrega nos seios, e diz que esta é a única cirurgia plástica que tem no corpo. 
O Miss Universo 2012 acontece no dia 19 de Dezembro, ao vivo, do Planet Hollywood Resort & Cassino em Las Vegas. Até lá, acesse o site do concurso e vote você também na brasileira Gabriela Markus, que junto com a Australiana, Renae Ayris, é uma das favoritas na preferência do público. 

http://www.missuniverse.com/members/profile/652628/year:2012

GazetadeBeirute
CLAUDINHA RAHME

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário