Um dos mais antigos municípios do Brasil


                               Itanhaém “ Um dos mais antigos municípios do Brasil “


 Itanhaém  foi criada em 1532 sendo um dos municípios mais antigos do Brasil -SP. ( São Paulo).   
Fundada pelos portugueses desbravadores Martim Afonso de Souza , Cristovão Gonçalves e Rodrigues Castelhano   .
A cidade   paradisíaca guarda relíquias históricas importantíssimas à cultura do Brasil como:
•         “Convento de Nossa senhora da Conceição “,”Igreja Matriz de Sant Anna “
•         “Casa da câmara e cadeia” e “A cama de pedra do Padre Anchieta “
A origem do seu nome e proveniente da língua indígena Tupi  (itá-nha'ẽ) onde se traduz com variados significados :
•         Pedra que canta
•         Prato de Pedra
•         Pedra que chora
•         Pranto de pedra
A cama de pedra do padre Anchieta é visitada por muitos turistas brasileiros e estrangeiros indeterminadamente de sua religião. Os moradores da região contam sobre aparições da “ Virgem Maria” , estranhos cânticos em voz feminina dentre outros assuntos no popular de Itanhaém. Segundo uma lenda, o Padre José de Anchieta, costumava descansar e pedir inspiração para as suas escritas.
 Historicamente e contada a pratica de canibalismo entre os indígenas da região, estes fatos estão arquivados em documentos
    “  O padre Anchieta conta, em suas "Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões" , que viu um preso desafiar o algoz aos gritos: "Mata-me! Tens muito que te vingar de mim! Comi teu pai. Comi teu irmão! Comi teu filho! E meus irmãos vão me vingar e comer todos vocês". Comer o inimigo era afirmar potência. O canibalismo exprimia a força do predador, na sua capacidade máxima. Para eles, os seres potentes eram devoradores.”
O Alemão Hans Staden conta sobre as praticas do cacique Cunhambebe em devorar seus inimigos de guerra tribal.
  A Casa de câmara e cadeia de Itanhaém  não deve ser esquecida por que faz sua visita a esta terra paradisíaca . A mesma foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), em 1973.
“Esta foi a primeira cadeia da cidade. Os presos eram bêbados ou arruaceiros, que ficavam aqui cerca de dois dias. O chão era de terra batida. Ainda hoje, temos algumas grades das janelas e das celas que são originais. Em 2000, houve uma restauração, mas existem duas paredes da época da cadeia. As paredes têm 60 centímetros de espessura, feitas com pedras e sambaquí, que é uma mistura de conchas trituradas, areia de praia, óleo de baleia e argila”, explica a estagiária da Casa.
A Casa de Câmara e Cadeia funciona de domingo a domingo, das 8 até as 17 horas, na Praça Narciso de Andrade, no Centro, em Itanhaém.

 Gazeta de Beirute
Anthony Mohammad

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments:

  1. Muito boa a reportagem, não sabia da história deste município praiano.

    Rodrigo Eluf

    ResponderExcluir