A vida triste de um Idoso Libanês


                                                              Foto-Chadia Kobeissi

Milhares e milhares de cidadãos libaneses com idade avançada, ainda trabalham para conseguir comer o pão de cada dia! Esta situação nos dias de hoje em um mundo globalizado é revoltante. 

Simplesmente porque o governo Libanês não olha para os idosos e sua  aposentadoria, nome este  que nossos velhinhos não conhecem ! Esse e o destino de muitos deles vendendo bilhetes de loteria nas ruas, pegarem caixas de papelão em vias publicas e vende-las ou trabalhar nos jardins do Líbano! Frio e fome muitos dos nossos idosos estão passando por falta de responsabilidade dos governadores!

Os idosos Libaneses estão fora  completamente dos princípios da ONU em direitos assegurados, pois é claro na resolução 46/91 aprovada na assembleia geral das Nações Unidas  no dia 16 de Dezembro de 1991 as seguintes obrigações dos países membros .
É Obrigação aos países membros manterem a independência de seus idosos no qual devem fornecer:
1. Direito a Alimentação
2. Direito a água
3. Direito a moradia e vestuário
4. Ter apoio comunitário
5. É garantia dos idosos dos países membros terem direitos assegurados ao trabalho e ter acessos a outras formas de geração em sua renda pessoal.

 Da Participação a sua comunidade:

1. Estar participando ativamente da política de seu país e transmitir aos mais jovens conhecimentos e habilidades

2. Poder formar movimentos ou associações de idosos

Os países membros da ONU devem seguir os princípios aos idosos em relação á Assistência. 

Podemos demonstrar as seguintes: Acesso a assistência de saúde, respeito de crença e tomadas de decisões importantes na sua vida.
   
 É assegurada a auto-realização e dignidade do idoso pertencente ao país membro das Nações Unidas, focando o acesso a recursos educacionais, culturais, espirituais, lazer e convivência pacífica na sociedade que se encontra.

Observação sobre o Líbano que é membro da ONU  desde o ano de 1945 sendo um Estado fundador das declarações juntamente com os demais.

É preciso urgentemente iniciar uma mudança em relação ao tratamento para com os idosos libaneses que tanto fizeram por sua pátria. Baseado nas obrigações das Nações Unidas a países membros é necessária à cobrança para que o governo do Líbano faça ações concretas e o mesmo pode vir dos descendentes libaneses no Brasil, procurando saber a situação real desta problemática e de alguma forma levando á frente seja em denuncia ou divulgando até que os nossos idosos da terra mãe fenícia sejam ouvidos.

GazetadeBeirute
Rebeca Nour  & Anthony Mohammad  

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário