Atentado contra xiitas foi evitado no dia de Achura-Veja a cobertura completa (video e fotos)

Foto:Chadia Kobeissi-
O Exército Libanês prendeu nesta última sexta-feira (23) cinco homens sírios no sul do Líbano no bairro de al-Maslakh com explosivos (com inscrições em hebraico) para serem usados contra os muçulmanos xiitas.
Os suspeitos foram identificados como Khodr Mohammad al-Fanoush, Mohammad Saleh al-Sheikh Fattah, Mohammad Ahmad al-Fanoush, Farhan Hussein al-Fattah e Wael al-Hasan. Com eles, foi encontrado aproximadamente 450 gramas de explosivos, declarou o Exército Libanês.

Esta semana muçulmanos xiitas comemoraram os dez dias de Achura, lembrando o martírio do neto do Profeta Muhammad. Um forte esquema de segurança foi feito pelos grupos xiitas e pelo exercito libanês .
De acordo com a mídia nacional, os sírios estavam se preparando para fazer um ataque terrorista no ultimo domingo (25) no sul do país, em Nabatieh, que normalmente hospeda um grande número de pessoas nesta época.
Um comunicado publicado em um site afiliado a rede Al-Qaeda ameaçou no início deste ano atingir xiitas no Líbano devido ao suposto apoio do Hezbollah ao presidente sírio Bashar Al-Assad.
Diferente de muitos jornais do Líbano, o Líder do Hezbollah, negou que houve qualquer tipo de tentativa para atacar os xiitas do país, e que isso foi um rumor, justamente para deixar a população  xiita com receio e medo.
Mesmo na dúvida, a comunidade xiita compareceu, milhares de pessoas neste domingo entre eles crianças, deficientes físicos e até idosos, foram nas mesquitas. A história contada da tragédia em Karbala faziam homens e mulheres se emocionarem. 
Após a cerimônia, todos caminharam na passeata, lotando o subúrbio de Beirute, em lembrança ao Martírio de Imam Hussein. 
Músicas religiosas de luto foram colocadas, bandeiras da Palestina e Síria se misturavam com as bandeiras do Líbano e as do Hezbollah.
Quando o organizador do evento, anunciou que Nasrallah iria falar, a população entrou em delírio e jornalistas correram, todos pensaram que o Líder do Hezbollah estaria presente, mas ele nao apareceu ao público, apenas fez um discurso pelo telão. 
Parte de seu discurso foi direcionado a Gaza, e Iran e em outra parte falou que o Hezbollah está mais preparado para qualquer ataque israelense, mostrando a potência atual do Hezbollah.
"O Irã é o amigo dos árabes e apoia as pessoas debilitadas, é o que foi visto em Gaza", disse Nasrallah.
"Se o confronto na Faixa de Gaza, incluiu mísseis de alcance de 40 a 70 km (em Israel), então  uma batalha com o Hezbollah chegaria a todos os lugares da Palestina ocupada (Israel). A partir da fronteira com o Líbano até a fronteira com a Jordânia. Desde Kiryat Shmona até Eilat", acrescentou, referindo-se a cidades do norte e do sul de Israel, respectivamente.
Ele também levantou a suspeita de que talvez Israel estaria preparando um ataque ao país. Durante toda a manhã  aviões de Israel sobrevoaram no céu do Líbano.

Vejas as fotos e os videos da equipe do Gazeta de Beirute, que entrou na parte exclusiva da Imprensa, cobrindo a Achura no Líbano 2012. 

              
                  Este homem viveu na Prisao em Israel por vários anos.



Menina chora de emoção quando Nasrallah discursa


Homens se preparando para iniciar a passeata





Jornalistas do mundo inteiro e da Gazeta de Beirute, passando para área exclusiva




Veja a emoção das pessoas ao saber que talvez Nasrallah apareceria...

Gazeta de Beirute
Chadia Kobeissi
Edição: Claudio Cavalcante Junior
25-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário