COMO EVITAR DESPERDÍCIOS NO NATAL



 Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. 

Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil. A época de festas de fim de ano é um momento de comemoração e também de muita comida, as pessoas compram ou cozinham muito mais comida do que o necessário, aumentando assim o desperdício, mas esse desperdício pode ser evitado se você seguir algumas dicas, como:

 Planeje bem a quantidade de comida que você realmente vai precisar servir, tentando ser o mais realista possível, sem medo de não estar oferecendo o suficiente.

 Faça uma lista de tudo que será necessário, e mantenha-se fiel à lista, e dentro do previsto evitando assim, compras feitas por impulso, e exageros na compra de um único item.

Sirva-se de porções pequenas, o desperdício de comida acontece ao colocar mais comida no prato do que realmente se pode comer. Evite isso, estimulando os convidados a se servir em porções menores. Forneça pratos e talheres menores, se o convidado não se sentir satisfeito, ele pode perfeitamente repetir.

Permita que os convidados tenham liberdade de se servir, e possam escolher o quanto querem colocar em seus pratos, reduzindo a quantidade de comida desperdiçada.

Inevitavelmente alguma comida vai sobrar, evite o desperdício dessas sobras, guardando-as. As comidas quentes, por exemplo, não devem ficar mais do que 2hs expostas. Ao guardar as sobras, armazene-as em várias porções em recipientes pequenos, ao invés de guardar tudo em um recipiente grande. As porções pequenas estimulam o consumo fácil e rápido.

Pense em receitas criativas que ajudam a reaproveitar os alimentos, por exemplo: vegetais e peru podem servir de ingredientes para uma sopa, assim como pães podem se transformar em croutons.

Tudo que foi feito, ou comprado em excesso pode ser doado para alguma instituição, alimentando aqueles que precisam, e evitando o desperdício. Procure nas proximidades de sua residência instituições que aceitam esse tipo de doação.

Apoie programas de reaproveitam alimentos, veja na sua cidade instituições que trabalham com isso.

Experimente presentear amigos ou familiares com alimentos, mas para evitar desperdício, veja com cuidado que tipo de alimento a pessoa gosta, e tente sempre escolher aqueles alimentos que duram mais. Chocolate, café e chás são boas opções.
                          
CLAUDINHA RAHME
GazetadeBeirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário