Conflitos na cidade de Tripoli

Foto-naharnet.com

As tensões aumentaram entre grupos salafistas e alauitas no Líbano refletindo as divisões e levantando temores de uma nova guerra civil.
Desde o assassinato do chefe de inteligência Wissan Al-Hassan, em  outubro, as disputas entre grupos islâmicos em Trípoli foram em direção a uma grande conflagração, particularmente após o assassinato do Xeique Abdel-Razzaq Asmar, poucas horas depois da morte de Hassan.

O  Xeique foi morto a tiros no bairro de Trípoli Abi Samra. A família de Asmar entrou com uma ação acusando seis membros do 14 de Março de estarem por atrás do assassinato.

Pouco antes da morte de Asmar, Xeique Hashem Minqara, defensor do Movimento 08 de Março, fugiu de sua mesquita na cidade de Mina, perto de Trípoli, após um confronto armado.

Todos os pró-08 de Março e figuras sunitas pró-Hezbollah se tornaram alvos em Trípoli dos salafistas.

Um membro da Aliança 08 de Março também evacuou sua sede em Gemmayzat, bairro de Trípoli, devido a temores semelhantes.

Apesar das preocupações, o Xeique Bilal Shaaban, secretário-geral do Movimento Islâmico Tawhid, decidiu permanecer em seus escritórios em Abi Samra e apoiar a decisão da família Samra para iniciar um processo.

"A família tem o direito de saber como seu filho foi morto. Ele foi para a rua para acabar com uma briga quando um grupo armado levou-o  desarmado e o mataram ", disse um oficial.

O Encontro Nacional Islâmico realizou uma reunião na semana passada e aconselhou  o Movimento Islâmico Tawhid a fechar seus escritórios em Trípoli.

“Para os salafistas desta região se você é um sunita, você deve estar contra o regime de Bashar, caso contrário sua vida correrá perigo”, disse uma muçulmana sunita, que não quis se identificar, ela nega que os salafistas são a voz da nação sunita no Líbano.

Gazeta de Beirute-
Chadia Kobeissi
Edição: Claudio Cavalcante Junior
17-11-2012
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário