Disputa por petróleo-Líbano e Israel



Finalmente nesta quinta-feira(8), se formou o Comitê Libanês, responsável pelo gás natural encontrado no mar mediterrâneo.  Este foi o primeiro grande passo na exploração futura de petróleo do país.
Os membros da comissão foram escolhidos entre 618 candidatos. Os seis vencedores que tem o poder de negociar com as empresas internacionais de petróleo são:  Nasser Hteit (xiita), Walid Nasser (greco-católica), Wissam al-Zahabi (sunita), Assem Abu Ibrahim (drusos) , Wissam Shbat (maronita) e Gaby Daaboul (ortodoxo grego). O chefe do comitê será mudado a cada ano, elegido pelos outros membros.
O primeiro-ministro Najib Mikati disse ao Jornal As-Safir, que a nomeação dos membros foi "uma grande conquista para o Líbano."
Mas o Líbano tem sido lento para explorar seus recursos marítimos em comparação com o Chipre,Turquia  e Israel, que são muito mais avançados na perfuracao de petróleo e gás.
Mas as empresas que trabalham com as autoridades libanesas, estao agora correndo para entrar nessa grande disputa.
 O mapa marítimo, apresentado as nações unidas por Libano e  Israel  se divergem, e as propostas estao em conflitos.
A zona disputada consiste em cerca de 854 quilômetros quadrados e isso poderia gerar bilhões, e ressucitar a economia do país.

GazetadeBeirute
Chadia Kobeissi
10-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário