Dois conflitos em um só dia envolve salafistas

Reuters

 Dois conflitos armados em Sídon ocorreram no último domingo(11). Um dos conflitos foi entre o filho do Xeique Ahmad Al-Assir com a segurança interna do país, e o outro foi do grupo salafi, e aparente partidários do Hezbollah.
Omar Al-Assir, filho do Xeique Salafista Ahmad Al-Assir, foi parado pela segurança interna em Sídon, porque seu vidro era fumê, e ele não tinha autorização para isso. Imediatamente, Al-Assir telefonou para seus “amigos” e cinco carros com homens armados libertaram-no à força. 
“Houve troca de tiros entre eles e  a segurança interna”. Afirmou uma das testemunhas.
Ainda no mesmo dia partidários do clérigo Ahmad Al-Assir tentaram derrubar as bandeiras religiosas e políticas colocadas por muçulmanos xiitas em comemoração ao dia sagrado da Ashura em Sídon. Os salafistas os abordaram e os dois grupos se confrontaram.
As duas confusões deixou pelo menos três mortos e vários feridos.
Na segunda-feira (12), a situação estava tensa e comerciantes não abriram suas lojas. Soldados com metralhadoras inspecionavam as carteiras de identidade de todas as pessoas e motoristas que passavam pelos postos de controle da cidade. 
Durante o enterro de dois mortos salafistas, centenas de homens armados de Assir, desfilaram pelas ruas mascarados com Kalashinikovs e lançadores de granadas.
Ahmad Al-Assir era desconhecido até um ano atrás, mas ele ganhou a fidelidade de grupos salafistas através de seus discursos inflamados contra o poderoso líder xiita Hassan Nasrallah e também devidos aos seus protestos contra o presidente sírio.
 Em Abra, região de maioria sunita, em Sídon, o escritório de Al-Assir esteve protegido por conservadores fortemente armados. O Hezbollah nega envolvimento no combate e Hassan Nasrallah disse que o ocorrido em Sídon foi infeliz, mas que o conflito já estava planejado.
Nesta última quarta-feira(14), o procurador militar juiz Saqr Saqr abriu uma investigação contra Omar Al-Assir,  filho do clérigo. 

Gazeta de Beirute
Claudinha Rahme e Chadia Kobeissi
Edição: Claudio Cavalcante Junior
17-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário