Fogos ou Tiros?


Essa é uma pergunta frequente. Muitas vezes escutamos barulhos similares, e a dúvida surge, fogos ou tiros? Em todo o Libano, fogos e tiros podem significar diversos acontecimentos, desde comemorações até guerra civis. 
Fogos são usados não apenas para comemorar o Ano Novo, futebol ou cerimonias religiosas. São usados também por motivos políticos, muitas vezes nao apenas fogos e sim tiros.
Até mesmo por bons resultados escolares, casamento e funeral, muitas pessoas tem o costume de atirar para o alto. Muitas dessas balas já atingiram pessoas que estavam andando nas ruas, ou até mesmo dentro de suas casas.
Em muitos bairros, o aumento de tiroteios por motivos pequenos é grande. Discussões em cafeterias, ataques verbais, brigas de trânsito, que estão tendo proporcoes muito maiores, o motivo é que grande parte dos homens libaneses andam armados.
O controle de armas no Líbano, é uma tarefa difícil. Uma pesquisa feita em 2005, constatou que quase 40% dos jovens possuem uma arma, e que quase 80% dos homens do Líbano também.
Mas de acordo com pesquisas recentes, este número só aumenta, e muitos não possuem licença para posse de armas, isso significa que há um mercado negro de armas de vários tipos.
Os fogos tambem não são menos perigosos, entre eles há até bombas caseiras, que podem machucar pessoas e até matar.
 No mês passadp o carro de um dos correspondentes do Gazeta de Beirute, teve seus vidros quebrados por “fogos”, na verdade era uma bomba caseira, sorte que ele estava afastado do carro.
 O seguro cobriu tudo, mas quem fabricou a bomba, não foi punido. 
“Hoje foi o vidro do meu carro, amanha pode ser uma criança machucada, se o governo Libanês não tiver atitudes sérias quanto a esse problema, muitos serão os danos". Afirmou o correspondente.

Gazeta de Beirute
Chadia Kobeissi
09-11-2012







Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário