GOVERNO PRETENDE AUMENTAR O AEROPORTO

     Foto: Dailystar

Na última terça-feira (13), após reunião com o Comitê, o Ministro dos Transportes e Obras Públicas Ghazi Aridi, declarou à imprensa que o governo está estudando a possibilidade de expandir o aeroporto Rafik Hariri de Beirute, devido ao aumento do fluxo de passageiros pelo aeroporto, que subiu para cerca de seis milhões de passageiros por ano. Uma empresa especialista em consultoria será contratada para estudar o projeto do governo libanês de expandir o Rafic Rariri.

Enquanto os ministros aguardam respostas da empresa de consultoria, irão discutir sobre uma pauta mais antiga, a da possibilidade de realizar o antigo projeto de transformar o aeroporto de Qleiaat, no norte do Libano, que vêm sendo a atual base dos helicópteros do exército, em um moderno e novo aeroporto civil, no norte do Líbano, libertando-se das demandas do Hezbollah, que esporadicamente interdita o aeroporto de Beirute, e estradas de acesso.

De acordo com os moradores da região de Akkar, o aeroporto de Qleiaat tem sido tema de conversas desde o mandato francês, por causa do amplo espaço e conexões com estradas internacionais, litoral e interior. A construção de um aeroporto no norte geraria mais de 500 empregos, e beneficiaria fortemente a região norte, além dos custos das obras de reforma não custarem muito aos cofres públicos. O que vem inviabilizando este projeto, no momento, é o fato dele ser tão próximo da fronteira com a Síria, cuja crise parece não ter fim.

CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário