Henna





Henna é o nome árabe dado a uma árvore de nome científico Lawsonia Inemis. É uma grande planta com flores brancas pequeninas e perfumadas. São encontradas no Norte da África, na Índia, e no Oriente Médio.

O uso da Henna é conhecido a mais de 5 mil anos atrás, há varias teorias que explicam sua origem e sua inicial utilidade, um dos fatos históricos mais aceitos sobre a Henna, é que a planta começou a ser usada no Antigo Egito, pois foram encontrado em múmias restos de decorações corporais,  e desde então seu uso se expandiu para países do Norte da África, e do Oriente Médio até chegar a Índia.

Mas no mundo árabe a Henna não era usada primeiramente como um método para enfeitar, mas sim para usos medicinais. No clima do deserto  eles usavam esta planta para diminuir a temperatura do corpo, moendo a planta, que virava uma pasta e colocavam sobre as mãos e nas solas dos pes, com o constante uso, notaram que a planta deixava a pele tingida por um bom tempo, e então tiveram a idéia de usa-la com o intuito de enfeitar.

Então eles aprimoraram o procedimento. Os árabes começaram a secar as folhas da planta para fazê-las pó e depois misturar esse pó com água para assim terem uma tinta com a qual podiam colorir não só as peles, mas também o cabelo. Como acontece isto? A Henna possui um componente que ao contato com o ar se oxida e atua como colorante.

Atualmente diversos países do mundo, ocidentais e orientais, usam a Henna, como tinta natural com uma forte cor marrom alaranjado para pintar os cabelos, ou como uma “tatuagem provisória”.

Podemos encontrar no mercado misturas de henna para pintar os cabelos com diferentes cores, devemos saber que eles levam produtos químicos misturados para conseguir essas cores, pois a henna natural só pintará na cor marrom alaranjado. Quanto mais fresco seja o pó de henna mais forte será sua cor e mais duradoura.

Em países como Marrocos e Índia, a Henna é muito usada principalmente no dia do casamento, em que a noiva, tem sua mão toda desenhada como se estivesse vestindo uma luva fina. No Oriente Médio esta arte corporal é denominada Mehendi. 

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário