Jornalista libanês sequestrado na Síria é libertado.


Jornalista libanês sequestrado na Síria é libertado.

guardian.co.uk

O Jornalista Fidaa Itani preso durante seis dias na Síria chegou à Turquia na última noite de quarta-feira e se dirigiu à Embaixada do Líbano em Ancara, e de lá para Istambul, onde embarcou em um avião para Beirute. Já no Líbano, ele foi recebido pelo ministro da Informação, Walid Daouk, por parentes, colegas e jornalistas. Abraçando sua filha de 10 anos de idade, disse aos repórteres que enquanto ele está livre, nove libaneses ainda estão sequestrados.
Fidaa Itani sempre se mostrou contra o regime de Bachar al-Assad. Não se sabe ainda se algo mudou em sua opinião depois de ter sido mantido em prisão por rebeldes sírios, mas agora ele diz: “Fui preso por seis dias”, revertendo observações anteriores que ele fez quando ele ainda estava preso pelos rebeldes, em que ele disse que estava "livre" com o Exército Livre da Síria.
De acordo com um comunicado de soldados de Azaz, uma cidade no Norte da Siria, o jornalista Fidaa Itani seria libertado e voltaria para seu país, através da Turquia, mas apenas depois de obterem todas as informações e detalhes sobre ele e sua missão na Siria.
O comunicado também dizia que o jornalista não estava cumprindo as normas da imprensa internacional e que só poderá voltar ao território sírio depois de pelo menos um mês.
Além disso, a emissora em que o jornalista trabalhava teve que enviar uma nota explicando detalhadamente a tarefa de Itani na Síria.
Fidda Itani é um ex-comentarista diário do Jornal Al-Akbar e um atual repórter da emissora LBC. Ele estava trabalhando no distrito de Alepo, na cidade de Azaz, quando ele foi detido pelos rebeldes na semana passada.
Um grupo no Facebook "Free Fidaa Itani" também foi criado em solidariedade ao jornalista. O grupo possui mais de 5.000 membros e todos lutaram pela liberdade do jornalista.

Gazeta de Beirute-Chadia Kobeissi
Edição-Claudio Cavalcante Junior
03-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário