Líbano comemora 69 anos de independência

Foto:yalibnan.com-
Nesta quinta-feira foi o aniversário de 69 anos da independência do Líbanodo domíniofrancês.  Uma cerimônia oficial ocorreu no centro de Beirute, ocasiãoque contou com todos os partidos políticos do país.

O presidente Michel Sleiman, o primeiro-ministro Najib Mikati, o presidente do parlamento Nabih Berri, o ex-primeiro-ministro Fouad Siniora eo ex-presidente Amin Gemayel assistiram os 50 minutos de desfile militar do Dia da Independência em Shafiq Wazzan Avenue em Downtown na manhã de quinta-feira em Beirute.

Uma série de dignitários libaneses e legisladores do 08 de março e do 14 de março também estavam presentes.

As ruas que conduzem a área do desfile foram isoladas. No início do desfile, houve uma salva de 21 tiros foramdisparados seguido de comandos de infantaria e da marinha que desfilaram.
Durante o desfile centenas de balões vermelhos, brancos e verdes foram lançados para o céu.

No final do desfile, Sleiman, Berri e Mikati se dirigiram ao palácio presidencial em Baabda para receber simpatizantes.

Apesar da comemoração o Líbano ainda sofre com a tensão sectária e rivalidades profundas entre as diferentes facções. Vários bairros de Beirute e da cidade do norte de Trípoli passaram por confrontos entre as partes que apoiam o regime de Assad contra os que apoiam o exército Livre Sírio. Além disso o assassinato de Wissan Al-Hassan  piorou as chances de chegarem a paz.

No dia da independência, o presidente Sleiman renovou  seus apelos para as facções rivais para retomarem ao diálogo e prometeu que em 2013 eleições parlamentares seram realizadas a tempo.

"O diálogo é necessária em todos os momentos e circunstâncias, especialmente nesta fase em particular, a fim de encontrar soluções práticas para acabar com o estado de tensão e ansiedade que existe em todo o país desde o assassinato de Hassan", disse Sleiman.

Gazeta de Beirute -
Chadia Kobeissi
Edição: Claudio Cavalcante Junior
22-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário