MOCHILAS PESADAS AFETAM A SAÚDE DAS CRIANÇAS



De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 65% a 90% da população podem sofrer de lombalgia durante sua vida. A lombalgia é uma manifestação de dor na região lombar, causada por uma série de problemas, um dos quais é a má postura ou os maus hábitos. A educação de pais e professores pode impedir desde o início, que as crianças desenvolvam problemas nos ombros e na coluna vertebral. Crianças e adolescentes transportam uma quantidade de peso nas mochilas bem acima das recomendadas. 

Uma recente pesquisa realizada no Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos revelou que 23% das crianças que procuram a clínica com dores no ombro tiveram lesões causadas pelo uso inadequado da mochila. Muitas crianças gostam de escolher suas mochilas e, aparentemente, não há nenhum problema com isso. A maioria escolhe mochilas com rodas, mas os pais devem estar mais atentos a mochilas com rodas. Para fisioterapeutas e ergonomistas, essas mochilas com rodas e cheias de bolsos e compartimentos podem representar riscos para a saúde das crianças, afetando a coluna e os músculos delas. 

Um dos problemas é que as crianças acabariam forçando um lado do corpo, o que afeta a postura. Além disso, as estruturas destas mochilas, na maioria dos casos, são de metal deixando-as muito pesadas. Para subir e descer escadas é necessário fazer um esforço, que seria inapropriado para uma criança. A maneira certa de carregar a mochila com rodas é: com as duas mãos atrás do corpo, de modo que o peso é distribuído. Ao subir as escadas, a mochila de rodas deve ser colocada na parte de trás, como uma mochila convencional. 

Os pais também devem verificar o que as crianças trazem na mochila para controlar seu peso, porque a criança não deve carregar uma mochila pesada. O peso da mochila não pode exceder 10% no peso da criança, assim, uma criança com peso de 40 kg, pode carregar na mochila apenas 4 kg. Ajude seu filho a ver o que é realmente necessário levar para a escola.  A escola deve observar a quantidade de livros que devem ser levados diariamente para a escola, ou fornecer armários na escola (o mais recomendado). 

De acordo com os terapeutas, como a criança está em desenvolvimento, ela não deve fazer muita tensão em partes isoladas do corpo, senão não haverá mudança no crescimento.

- A mochila de lona, ou de borracha fina, é adequada como material por ser mais leve para as crianças.
- As mochilas que tem duas alças e cinto, são adequadas, porque elas fornecem estabilidade.
- As alças das mochilas devem ser usadas em ambos os ombros, e não em um, para que haja a distribuição de carga correta.
- As correias devem ser acolchoadas e de preferência ajustadas de modo que a mochila esteja nivelada com o corpo e simétrica.
- O ideal, é que a largura da mochila não exceda a largura da criança. Mochilas com muitos bolsos extras significam mais peso, por isso evite-as.

Mochilas muito pesadas, não só resultam em dor, mas também em alterações posturais, tais como:

- Dores crônicas nas costas. 
- Escoliose (desvio lateral da coluna, a coluna fica em forma de "S").
- Hipercifose (ombros curvados para frente, fazendo uma corcova).
- Hiperlordoses.
- Hérnias de disco.
- Dores, Tendinites no pescoço e ombros, e etc.


CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute


Fontes:


http://www.bio-medicine.org/
www.medicalnewstoday.com
www.medicinenet.com

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário