Muçulmanos Malês no Brasil


A primeira Mesquita em solo brasileiro teve origem com  os Muçulmanos Malês.
Este termo tem origem na língua Yoruba que significa “Conhecedor”  ou Muçulmano .  

Dentre muitos grupos “ Malês”  tivemos os Nagôs trazidos forçadamente pela mão portuguesa como escravos .
Dentre os malês tínhamos Muçulmanos intelectuais e mais desenvolvidos que os seus senhores Portugueses.  Eram bilíngues e alfabetizados em língua árabe.

Mesmo com a obrigação de se tornarem “ Católicos “ os Malês resistiram com sua fé .
Construíram as primeiras Mussalas e Madrassas ( Locais de aprendizado do ensino praticado em oração  e teologia Islâmica )    em solo brasileiro , Foram também construtores da primeira 

Mesquita Islâmica , Localizada no distrito de Vitória , em Salvador ( Bahia).
Estes estudos são oficializados em documentos acadêmicos e guardados no Museu de Salvador  para que não tenha confusão com a primeira Mesquita fundada pela comunidade Árabe em São Paulo . Em termos teológicos e oficializada a primeira mesquita islâmica em solo do Brasil em Salvador.

Ao leitor pode analisar um importante documento do muçulmano  ( Irmão Antonio )datado da revolução Malê   que se encontra  nas mãos acadêmicas dos estudiosos do Museu de Historia baiana em Salvador . Este documento escrito em letra e língua árabe comprova a sabedoria bilíngue dos mesmos. 
De inicio era uma simples Palhoça, erguida pelos Malês James e Diogo pertencentes ao Inglês Abraham Crabtree .
Neste Local se fez a verdadeira missão Islâmica nas terras do Brasil com reuniões semanais entre lideres em teologia islâmica e Língua Yoruba . No Solo de Salvador os grandes lideres islâmicos: Alufa Mama ( Alufa Dassalu)  , Sheikh Buremo ( Sheikh Gustard) e Sheikh Sule (Sheikh Nikobé)  .
No Ano de 1835 esta primeira Mesquita Islâmica do Brasil se tornou o centro de teologia muçulmana mais atuante da Bahia.
Os centros de Estudo e divulgação do Islam se encontravam na casa do Alufa Manoel Calafate , e Também na residência do Liberto  Imam Nagô Belchior  e na venda do Mestre Dandará do Mercado de Santa Bárbara.

Os Lideres Islâmicos Malê movimentaram quilombos, movimentaram a vestimenta da época Baiana onde muito esta encontrado nos dias de hoje nos adeptos da Religião Afro Brasileira ( Candomblé)  .
O islam entrou no Brasil pelas mãos dos sacerdotes islâmicos Malês  vindos da África. 

 GazetadeBeirute
Anthony Mohammad

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário