O patrimônio Mundial do Brasil ( Frevo)


O frevo foi declarado em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional patrimônio Imaterial do Brasil, mas foi na França ( Paris) que ele se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade . Foi comunicado pela UNESCO no dia 5 de Dezembro em 7ª Sessão do 

Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial esta ação grandiosa para cultura brasileira.
A origem desta dança inicia no carnaval do  século XIX em Pernambuco no qual a denominação indica o fogo nos pés (Frevo) .

É visível a brincadeira e malandragem brasileira onde se mistura a ginga, rodopios e muitos outros passos que somente um profissional se atreve a fazer.

 Dentro das escolas de Frevo se divide em Frevo de Rua, Frevo bloco e Frevo canção. As origens dos passos são dos descendentes africanos “Capoeiras” no Brasil que se defendiam da perseguição de seu povo.

O galo da madrugada é famoso em seu desfile e bem aclamado como diz estas palavras do saudoso Paulo Montezuma .

“O Galo da Madrugada invade o centro da cidade de tal forma que já não se sabe quem é do Galo, quem olha o Galo, quem não é do Galo, onde está o Galo. O Galo é o povo. É o povo sonhando, cantando, brincando, sem preconceitos e sem cordões de isolamento, debaixo de Sol ou de chuva, com dinheiro ou sem dinheiro”. 

(Paulo Montezuma - “Os carnavais e o Galo” - Recife, 1985) 

Anthony Mohammad  
GazetadeBeirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário