Parque Estadual do Guartelá



                                                                                            viagensmil.com.br

Para os quegostam de passeios  e turismo rural ,  o Parque Estadual do Guartelá seria uma ótima  opção . Um ótimo  local  para desfrutar  da natureza  além  de  ser muito seguro  e com um controle turístico.

Esta localizado no  município de Tibagi, região centro-oeste do estado do Paraná .

Com o intuito de preservar essa belíssima e milenar formação natural o parque foi construído em 1992 para preservar o Cânion do Rio Iapó, uma formação rochosa com 32 km de extensão, e considerado o sexto maior do mundo, é o principal cartão postal da cidade.

Há trilhas sinalizadas para os panelões do Sumidouro e para o mirante da cachoeira Ponte de Pedra (1h30). Uma caminhada maior (três horas), com guia, leva à Lapa Ponciano para ver pinturas rupestres de cerca de 4 mil anos.

O parque é um dos poucos que podem receber pessoas com necessidades físicas  porque a trilha agrega passarelas de madeira que facilitam bastante  o  passeio , tornando-se uma ótima opção para todos.

O local também foi palco de alguns  fatos históricos como: A corrida de Ouro e dos Diamantes no rio Tibagi, Rota dos Tropeiros e de confrontos entre colonizadores e os índios Kaingang.
A paisagem deste lugar é deslumbrante! Vale a pena visitar.

O Parque Estadual do Guartelá funciona de quarta a domingo, inclusive nos feriados, das 8 às 18hs. A entrada é de graça, basta preencher uma ficha de identificação.

Hassan Hammoud
Gazeta de Beirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário