PROFESSOR LIBANÊS CRIA SOFTWARE DO FUTURO


Foto: Gulf News /The National.


 Alfabetização nos dias atuais, com certeza não é mais como era no tempo dos nossos pais, onde alfabetizar significava saber ler e escrever. Uma simples sala de aula, cadernos, livros, lápis e papel nos dias atuais, já não é mais, a parte de maior importância na alfabetização, como era antigamente. Hoje a tecnologia desempenha um papel importante, e a alfabetização envolve saber como usar um computador.  Reconhecendo isso, um professor de Engenharia da Computação libanês inventou um novo conceito para revolucionar o uso da tecnologia nas salas de aula. O conceito consiste no compartilhamento de um único notebook entre o professor e até 15 alunos em sala de aula.
O caminho que Mohammad Watfa escolheu para apresentar a sua ideia foi o programa "Stars of Science", um programa realizado pela Fundação Qatar, onde os participantes expõem seus inventos no palco, durante o programa. Watfa está entre os 4 concorrentes finalistas, da quarta temporada da série, em busca do premio final, que será a realização de seu invento. Watfa é o único libanês remanescente entre os finalistas, e sua ideia nascida do desejo de combinar educação com a paixão dele por tecnologia, progrediu através do conceito de desenvolvimento, engenharia, negócio, design e fases de comercialização.  
Com o objetivo de reduzir o custo da introdução da tecnologia na sala de aula, ele queria dividir um único PC e dar a cada aluno um pedaço, para que eles pudessem executar aplicativos diferentes em paralelo.  "Um notebook tem núcleos (como dual core, quad core) e quanto mais núcleos você tem, mais rápido será o seu PC. Nós utilizamos isso. Normalmente aplicações não usam seu poder, então eu encontrei uma maneira de utilizá-la, encontrei uma maneira de dividir a tela em várias telas", diz o professor. 
Porém era impraticável ter 16 pessoas sentadas em torno de um único computador, então Watfa está desenvolvendo um sistema de projeção de sobrecarga, que transforma a mesa de madeira de cada aluno em um PC. "Em cada mesa há uma projeção, de luz, que lhe permite interagir com ela, escrever sobre ela, ao mesmo tempo em que você está compartilhando o mesmo PC, através de uma caneta sem fio, conectada ao notebook central, que permite a interação entre os alunos.", explica Watfa.

Essa tecnologia permite que os professores monitorem como eles trabalham em suas mesas individuais, e corrijam os erros dos alunos, a partir do notebook principal. Enquanto isso, os alunos podem fazer anotações importantes que a professora escreve no quadro, e ajudar uns com os outros no trabalho, sem ter de se mover ou falar. Permite também, a introdução de provas interativas, onde perguntas podem basear-se em videoclipes.
Watfa começou a trabalhar no projeto há dois anos, e ainda produziu um protótipo, mas foi através do programa, que ele pôde mostrar a sua invenção e acreditar que ela pode se tornar uma realidade. O jovem professor está atualmente de licença de seu cargo na Universidade de Wollongong em Dubai, e diz que se sentiu atraído pela ideia do programa "Stars of Science", porque viu ali uma oportunidade de realizar o seu projeto.
O programa oferece alto nível de apoio, tanto financeiro, como em termos de acesso a especialistas, diariamente em tempo integral, à todos os concorrentes, e isso proporciona um sentimentos nos inventores, de que  as invenções podem florescer. "Stars of Science, é diferente de qualquer coisa no mundo", diz ele. Embora ele esteja recebendo US$300.000,00 no show, e não nega que essa quantia irá ajuda-lo, Watfa diz que o que mais o interessa no show é a exposição, porque ao término do programa, as oportunidades para concretizar a realização do projeto o aguardam. Ele já foi abordado por várias empresas, inclusive a Microsoft já ofereceu potencial parceria. Watfa quer basear sua operação no Líbano, embora ele afirme que "o governo não tem sido tão favorável como eu esperava. Eu quase desisti do país, mas eu não desisto das pessoas."


GazetadeBeirute
CLAUDINHA RAHME

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário