Repercussão após explosão em Achrafieh


Repercussão após explosão em Achrafieh


A explosão que matou o Chefe da Inteligência Libanês, Wissam Al-Hassan e deixou mais de 100 feridos, causou uma imensa tensão no país que quase entrou numa guerra civil, mas apesar dos conflitos e protestos de grupos divergentes e a pluraridade de opiniões o Líbano se manteu estável.
Foram muitos que acusaram a Síria, e o regime de Bachar Al-Assad, pois Wissam Al-Hassan não apoiava o governo Sírio, por outro lado, muitos acusaram Israel, pois foi ele que conseguiu desvendar e prender pessoas conectadas com operações secretas de Israel no Líbano.
Apesar  dos protestos, caminhos bloqueados e acusações dos partidos de Saad Hariri e Samir GeaGea acusando a Síria e o Hezbollah, os partidários do grupo pró-Síria não responderam, evitando assim, uma guerra civil. Os cidadãos libaneses se mantiveram unidos, e apoiaram as vítimas do atentado em Achrafieh.
Uma lista das vítimas fatais ainda não foram reveladas, mas ontem a triste notícia de um bebê de apenas 15 dias que não resistiu aos ferimentos da explosão e faleceu, por outro lado entre eles estava uma outra criança, Jeniffer Chedid, de apenas dez anos, a garota teve mais de 300 pontos em seu corpo, mas agora está se recuperando e cada dia melhora mais.
Muitas pessoas doaram sangue para os bancos dos hospitais, enquanto outras abriram as portas da própria casa para abrigar aqueles que ficaram sem um lar, os moradores que tiveram as casas atingidas também foram ajudadas temporariamente pelo governo e por alguns partidos políticos.
Estudantes de várias universidades se uniram, realizando concertos, e campanhas, uma delas chamada: “Juntos por Achrafieh”, onde o dinheiro dos bilhetes vendidos foram arrecadados para as familias que perderam entes queridos e que tiveram sua casa atingida.
Muitor grupos no Facebook também foram criados e a solidariedade nacional e internacional foram grandes.

Gazeta de Beirute
Chadia Kobeissi
03-11-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário