Aprendendo mais sobre AIDS

O ASSUNTO TEM SIDO REPETITIVO, MAS INFORMAÇÕES NUNCA SÃO DEMAIS PARA AUXILIAR E ORIENTAR A SOCIEDADE, E ESCLARECER DÚVIDAS! PORTANTO ACOMPANHEM ESSE ARTIGO COM CALMA E ATENÇÃO, E DIVULGUEM!

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, o HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, e as células mais atingidas são os linfócitos TCD4+, e é alterando o DNA dessa célula, que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, ele rompe os linfócitos em busca de outros, para continuar a infecção. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas eles podem transmitir o vírus a outros, pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou de mãe para filho durante a gravidez, ou durante a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

Biologia – O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso, e supressão do sistema imune.

O que é AIDS

AIDS é o estágio mais avançado da doença, que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves,  como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado. Há alguns anos, receber o diagnóstico de ter AIDS era uma sentença de morte, mas hoje em dia, é possível ser soropositivo, e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados, e seguir corretamente as recomendações médicas. Saber precocemente sobre a doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco, e usar sempre o preservativo.

O que é sistema imunológico

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos, e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo, e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Entre as células de defesa estão os linfócitos T CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da AIDS, e do HTLV, o vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, eles aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os micro-organismos estranhos que entram no corpo humano. O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.  Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começar a ficar doente mais facilmente, e então se diz que ela tem AIDS. Esse momento geralmente marca o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus.

O que é janela imunológica

Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo, em resposta ao HIV, e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV. Porém, existem casos em que esse tempo é maior: o teste realizado 120 dias após a relação de risco serve apenas para detectar os casos raros de soro conversão, ou seja, quando há mudança no resultado. Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo, portanto, é recomendado esperar mais 30 dias e refazer o teste. É importante que, no período de janela imunológica, a pessoa sempre faça sexo com camisinha, e não compartilhe seringas, pois, se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas.

Sintomas e fases da AIDS

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção, para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa, e as constantes e rápidas mutações do vírus, mas que não enfraquecem o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático. Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns. A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos TCD4 - glóbulos brancos do sistema imunológico - que chegam a ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Em adultos saudáveis, esse valor varia entre 800 a 1.200 unidades. Os sintomas mais comuns são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber, ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. Por isso, sempre que você transar sem camisinha, ou passar por alguma outra situação de risco, aguarde 30 dias (saiba por que) e faça o teste.

                                Diagnóstico do HIV

Gestantes: O teste de HIV é recomendado no 1º trimestre, mas quando a gestante não teve acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico pode ocorrer no 3º trimestre ou até na hora do parto. As gestantes que souberem da infecção durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos para prevenir a transmissão para o feto.

Crianças e adolescentes: O diagnóstico da infecção pelo HIV transforma a vida de qualquer um. Quando se trata de uma criança, o cuidado deve ser maior. Dependendo da idade, a revelação é fundamental para o sucesso do tratamento desses jovens. Família e equipe médica precisam respeitar o momento de cada um, levando em conta o nível de informação, o contexto psicossocial e familiar.

Idosos: A fragilidade do sistema imunológico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnóstico de infecção por HIV, vírus causador da AIDS, por que com o envelhecimento, algumas doenças tornam-se comuns. E os sintomas da AIDS podem ser confundidos com os dessas outras infecções. Por isso, é importante realizar o teste sempre que houver uma situação de risco. 

Infecções oportunistas:
As infecções oportunistas são doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, que cuida da defesa do organismo. Como os principais alvos do HIV, são essas células de defesa, é importante estar sempre de olho na saúde. Para manter uma vida saudável e evitar que o organismo baixe ainda mais suas defesas, é necessário cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, e estar bem emocionalmente. Com esses cuidados diários, será mais difícil que seu corpo fique vulnerável a resfriados, gripes ou problemas gastrointestinais, que podem evoluir para doenças mais graves. Em pessoas com AIDS, o estágio mais avançado da doença, essas infecções muitas vezes são graves e podem ser fatais, pois o sistema imunológico do indivíduo pode estar danificado pelo HIV. Por isso, é bom prestar atenção às alterações do nosso corpo. São infecções oportunistas, entre outras:
Infecções recorrentes ocasionadas por fungos (na pele, boca e garganta);
Diarreia crônica há mais de 30 dias, com perda de peso;
Pneumonia;
Tuberculose disseminada;
Neurotoxoplasmose;
Neurocriptococose;
Citomegalovirose;
Pneumocistose.

Coinfecções:
Coinfecção é quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Em soropositivos, as coinfecções dificultam o tratamento, pois debilitam ainda mais a saúde do paciente. Nesse caso, são necessárias estratégias específicas para facilitar o acompanhamento e evitar interações entre os medicamentos. Com o tratamento adicional, podem surgir novos efeitos colaterais.
As infecções frequentes em soropositivos no Brasil são:hepatite B e C e tuberculose. Juntas, representam uma das principais causas de óbito entre as pessoas infectadas pelo HIV. Outras doenças que costumam aparecer são alguns tipos de câncer, HTLV, sífilis e doenças cardiovasculares preexistentes.

Como manter a adesão?
 Para evitar o abandono do tratamento, profissionais da saúde e pacientes, podem recorrer a estratégias:
Bom acolhimento e abordagem adequada sobre as dúvidas e reações adversas;
Orientação e aconselhamento sobre os medicamentos, como adequar horários e não abandonar o tratamento (reforçar a importância da adesão);
Curto intervalo de retorno entre as consultas (semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais a partir do terceiro) e atenção ao monitoramento de exames;
Tratamento supervisionado principalmente nos casos de coinfecção por tuberculose.

HIV e hepatite B e C:
Considerada uma das maiores epidemias do século, a hepatite C (HCV) já infectou mais de 170 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, cerca de 30% também apresentam infecção pelo HIV. Quem tem a coinfecção HIV e hepatite C pode apresentar histórico de uso de drogas (anterior ou atual), álcool, distúrbios psicológicos e psiquiátricos, em particular a depressão, que comprometem o processo da adesão ao tratamento e agravam os efeitos colaterais. A hepatite C pode tornar mais difícil preservar o sistema imunológico da pessoa que vive com HIV, e acelerar a progressão para a AIDS, e a morte. Também pode ser verificada uma evolução mais rápida para cirrose, insuficiência hepática (do fígado) e câncer de fígado, em alguns casos. O tratamento consiste no uso semanal de uma medicação injetável que deve ser administrada em unidade pública de saúde indicada pelo médico. 
Os efeitos colaterais envolvem sintomas psicológicos e transtornos mentais como depressão, irritabilidade, ansiedade, alteração do sono, diminuição da libido, diminuição da atenção e da concentração, além de ideias suicidas. A coinfecção pela hepatite B em soropositivos aumenta em cinco a seis vezes o risco de se tornarem portadores crônicos da hepatite e de desenvolverem cirrose. O tratamento é semelhante ao da AIDS, com a indicação de antivirais. As reações que podem surgir com o uso dos medicamentos são as mesmas do tratamento de hepatite C. Pacientes coinfectados não podem se esquecer de usar camisinha, e se forem usuários de drogas injetáveis, devem utilizar seringas descartáveis, para prevenção da transmissão dos vírus causadores da AIDS e da hepatite B e C. Quando for o caso, a pessoa será orientada a não consumir álcool, para evitar um dano adicional ao fígado.

HIV e tuberculose:
De acordo com estimativas da OMS, existem cerca de 33 milhões de pessoas infectadas por HIV no mundo, das quais 25% estariam coinfectadas por tuberculose. Segunda causa de óbito entre soropositivos, a tuberculose pode ocorrer em qualquer estágio da infecção pelo HIV. O diagnóstico de tuberculose na coinfecção é semelhante ao diagnóstico na população geral, o diferencial está nos sintomas clínicos, pois nas pessoas infectadas pelo HIV, a doença pode ocorrer com mais frequência fora do pulmão e de maneira disseminada no corpo. E o tratamento é o mesmo do indicado para a população geral, e está disponível na rede pública de saúde.

HIV e HTLV:
O HTLV (Human Tlymphotropic Virus tipo I e II) foi o primeiro retrovírus humano a ser descoberto, ele infecta de 10 e 20 milhões de pessoas em todo o mundo, e é bastante semelhante ao HIV-1, apesar de serem diferentes no tipo de doença que causam, principalmente porque o HTLV se multiplica menos que o HIV e não causa a morte da célula. Atualmente, o exame de sorologia para HTLV está indicado para portadores do HIV que estão em regiões onde a doença é mais frequente, para usuários de drogas injetáveis, ou pessoas que apresentam manifestações neurológicas compatíveis com as causadas por esse vírus. É muito importante fazer a prevenção da transmissão do vírus, evitando a amamentação, fazendo sexo seguro, e não compartilhando seringas e agulhas.

Tipos de câncer:
A relação entre HIV e certos tipos de câncer ainda não está completamente clara; no entanto, acredita-se que a deficiência do sistema de defesa tenha relação direta com a causa de algumas neoplasias (cânceres), que são mais frequentes em portadores do HIV. A terapia antirretroviral aumentou a sobrevida dos portadores do HIV, isso resultou em um número cada vez maior de pessoas com idade mais avançada, expostas à condição crônica degenerativa da doença, tornando o desenvolvimento de cânceres um aspecto preocupante, e que deve ser considerado nessa população. Os mais comuns são Sarcoma de Kaposi (tipo de câncer pouco agressivo e de evolução lenta), Linfoma não Hodgkin (tumor frequente na medula óssea, estômago, intestino, fígado e sistema nervoso central), neoplasia anal e câncer cervical (associado à infecção causada pelo HPV) 

Relacionamento pessoal e social:
Como qualquer outra pessoa, a pessoa que vive com HIV/AIDS, tem o direito de levar uma vida igual à de todo mundo. Pode trabalhar normalmente, praticar esportes, ir a festas, frequentar bares, shoppings, clubes e se relacionar com as pessoas, social e afetivamente. Está comprovado que a continuidade da vida social e a adesão adequada ao tratamento resultam na melhora da qualidade de vida e na resposta ao tratamento com medicamentos antirretrovirais. O preconceito e o estigma associado à AIDS são dificuldades frequentemente encontradas pelos soropositivos, para conseguirem manter a vida normalmente. Deixar de ser amigo de uma pessoa que vive com HIV/AIDS por medo de pegar a doença é bobagem. O HIV não é transmitido pelo abraço ou até mesmo pelo beijo. O contágio se dá, principalmente, por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, e outros objetos cortantes, ou ainda, pela amamentação. Previna-se contra o HIV e livre-se do preconceito

Sexualidade:
A vivência da sexualidade é um aspecto essencial da vida do ser humano, e não é porque uma pessoa se descobriu soropositiva que deve deixar sua sexualidade de lado. A diferença é que o sexo deverá ser sempre com camisinha. Esse cuidado é para não transmitir o HIV, vírus causador da AIDS, é para evitar uma nova infecção pelo vírus, e por outras DST. A reinfecção provoca aumento na carga viral, e risco de adquirir outras mutações virais. Com isso, a eficácia do tratamento com os remédios antirretrovirais, pode ser comprometida. Por isso, é preciso usar a camisinha sempre! 
As dificuldades em usar o preservativo, também podem estar presentes por diversos motivos: a falta de hábito de usá-lo antes da descoberta da infecção, a sensação de que a camisinha atrapalha a relação, o esquecimento, ou mesmo a crença de que não precisa usar preservativo quando ambos os parceiros são soropositivos. É fundamental encontrar formas de superar essas dificuldades, e construir alternativas prazerosas e seguras, para que as pessoas continuem se relacionando afetiva e sexualmente.

Saúde mental:
O impacto na saúde mental pode acontecer desde o momento do diagnóstico positivo. O medo da morte, por exemplo, pode levar à depressão e ao isolamento. Esses momentos merecem receber atenção especial, pois afetam não só o emocional e psicológico do paciente como também seu sistema imunológico. Distúrbios de comportamento, como depressão, agitação, dependência e abuso de álcool, drogas e tabaco, entre outros, são frequentes em soropositivos. Pode não parecer, mas o diagnóstico precoce é fundamental para oferecer maior qualidade de vida, pois permite o acompanhamento da doença antes de surgirem os sintomas.
A falta de concentração, atenção e memória fraca, chamados distúrbios cognitivos, também podem estar associadas ao HIV, e têm evolução bem variada. É importante estar sempre atento às mudanças do corpo e relatar aos médicos, caso alguns desses sintomas apareça. Essas questões psicológicas, ou psiquiátricas, são normalmente tratadas por equipes multidisciplinares dos Serviços de assistência (SAE), quando contam com profissionais de saúde mental. No caso de transtornos mais graves, é recomendado o encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Vacinação de soropositivos:
O soropositivo deve ser avaliado por um médico, antes de tomar qualquer vacina para se prevenir de doenças. Se estiver com a imunidade muito baixa, não deve receber vacinas compostas por bactérias, ou vírus vivos. A resposta aos organismos invasores é menor em soropositivos com pouca concentração de linfócitos TCD4+, e células de defesa do organismo. Os soropositivos sintomáticos não têm boa resposta às vacinas, para obter uma resposta imunológica ideal, todas as vacinas devem ser dadas, o quanto antes.

Orientações para adultos:
Vacina contra a bactéria causadora da pneumonia (pneumococo): a resposta é melhor na fase em que as células CD4+ estão acima de 350/mm3.
Vacina contra hepatite B: devem ser tomada somente quando indicada pelo médico. Indicações para: usuários de drogas injetáveis, homossexuais sexualmente ativos, prostitutas, homens e mulheres com atividade sexual, e doenças sexualmente transmissíveis, ou mais de um parceiro sexual nos últimos seis meses, e pessoas que vivem na mesma casa, ou tiveram contato sexual com portadores da hepatite B.
Vacina contra a bactéria causadora da meningite (Haemophilus influenza e tipo b): a resposta é mais eficiente nos estádios precoces da infecção pelo HIV.
Vacina contra tétano-difteria: a recomendação geral é de uma dose de reforço a cada 10 anos.
Vacina inativada contra o vírus da poliomielite: vacina oral, no soropositivo e seus próximos.
Vacina contra a gripe A H1N1 (gripe suína): deve ser tomada somente quando indicada pelo médico.

Orientações para crianças: As crianças menores de um ano, com suspeita de infecção pelo HIV, ou com diagnóstico definitivo de infecção pelo HIV, devem seguir orientação médica especializada.

Uso de antirretrovirais em gestantes:
A taxa de transmissão de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê é reduzida a 1%. As recomendações médicas são: o uso de remédios antirretrovirais, combinados na grávida e no recém-nascido, parto cesáreo, e a não amamentação. O uso de medicamentos durante a gravidez é indicado para quem já está fazendo o tratamento, e para a grávida que tem HIV, não apresenta sintomas e não está tomando remédios para AIDS. Nesse caso, o uso dos remédios anti AIDS pode ser suspenso ao final da gestação. Essa avaliação dependerá dos exames de laboratório (CD4 a Carga Viral) e de seu estado clínico que deverá ser realizado, em um serviço especializado (SAE).

Diagnóstico durante o pré-natal e gravidez pós-diagnóstico:
O teste de HIV é recomendado no 1º trimestre. Mas, quando a gestante não teve acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico pode ocorrer no 3º trimestre, ou até na hora do parto. As gestantes que souberem da infecção durante o pré-natal, têm indicação de tratamento com os medicamentos para prevenir a transmissão para o feto, e também acompanhamento necessário durante a gestação, parto e amamentação. A mãe que tem o vírus não deve amamentar o bebê, porque há risco de transmissão do vírus da mãe para o filho. Além de ser um direito garantido por lei, as mulheres soropositivas podem ter uma gravidez tranquila, segura e com muito baixo risco de que seu bebê nasça infectado, caso faça o correto acompanhamento médico e siga todas as recomendações e medidas preventivas.

Parto em soropositivas:
O tipo de parto mais indicado para evitar a infecção do bebê pelo HIV vai depender, principalmente, do estado de saúde da mãe. Para gestantes soropositivas, com carga viral maior, ou igual a 1000 cópias/ml, ou desconhecida após 34 semanas de gestação, o mais indicado é a cesariana eletiva, realizada antes do início do trabalho de parto, sem rompimento da bolsa. A cesariana deve ser marcada para a 38ª semana de gravidez.  Em casos de gestantes que chegam à maternidade em trabalho de parto, e que não fizeram tratamento durante a gravidez, a escolha do tipo de parto deverá levar em consideração a fase e o tempo previsto para os procedimentos de cada um, assim como a probabilidade de complicações. Mas as alternativas variam quando o trabalho de parto está acelerado ou não. O médico deve avaliar a melhor opção.

Cuidados durante o parto e recomendações pós-parto:
Toda gestante soropositiva deve receber o AZT na veia, do início do trabalho de parto até o nascimento do bebê. Para as gestantes com indicação de cesariana, o consumo de AZT deve ser de 3 horas antes da cirurgia até o nascimento. Durante a gestação, trabalho de parto e parto, deve ser evitado o recolhimento do sangue do cordão umbilical e do líquido amniótico, além do uso de fórceps. No parto normal, deve-se evitar corte cirúrgico feito entre a vagina e o ânus (períneo), e o trabalho de parto deve ser monitorado usando gráfico de acompanhamento da evolução (parto grama), evitando toques vaginais repetidos. Se a mãe e o recém-nascido estiverem em boas condições de saúde, podem ser encaminhados para alojamento conjunto. O recém-nascido precisa tomar o AZT xarope, das primeiras duas horas de vida às próximas seis semanas, e a criança precisa fazer acompanhamento em serviço de referência para crianças expostas ao HIV.

Cuidados com o recém-nascido:
Além dos cuidados tradicionais é recomendável:
Dar a primeira dose do AZT oral ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos ou nas primeiras duas horas após o nascimento.
Fazer exame de sangue completo para acompanhar uma possível anemia pelo uso do AZT, repetindo após 6 e 16 semanas.
Não amamentar, e substituir o leite materno por fórmula infantil. O aleitamento misto (leite materno intercalado com fórmula infantil) também é contraindicado. A criança exposta, infectada ou não, terá direito a receber fórmula láctea infantil gratuitamente, pelo menos até completar seis meses de idade. Em alguns estados, a fórmula infantil é fornecida ate os 12 meses de idade ou mais.
A criança deve ter alta da maternidade com consulta marcada em serviço especializado, para seguimento de crianças expostas ao HIV, a primeira consulta não deve ser superior a 30 dias, à data do nascimento.

Diagnóstico de crianças e adolescentes:
O diagnóstico da infecção pelo HIV transforma a vida de qualquer um. Quando se trata de uma criança, o cuidado deve ser maior. Dependendo da idade, a revelação é fundamental para o sucesso do tratamento. Família e equipe médica precisam respeitar o momento de cada um, levando em conta o nível de informação, o contexto psicossocial e familiar. Identificar o melhor momento e a forma de contar a soro positividade é um desafio. Não basta contar o diagnóstico. É preciso explicar todas as mudanças que a doença traz. Os profissionais de saúde preferem que a criança saiba da infecção o quanto antes, para que eles cheguem à adolescência consciente da doença, das suas responsabilidades e dos seus direitos. A família, ou os responsáveis pelas crianças e adolescentes soropositivos, tendem a adiar a revelação (mesmo havendo indícios de que eles já saibam, ou desconfiam de sua condição), por várias razões:
Imaturidade da criança para compreender a doença;
Possibilidade de reação emocional negativa;
Medo do stigma;
Receio de que a criança/adolescente fale sobre sua condição para outras pessoas, quebrando o sigilo e expondo a história familiar para terceiros (como a soro positividade da mãe e/ou dos pais);
Sentimentos de culpa pela transmissão do HIV;
Despreparo do adulto para falar sobre a doença.

Atendimento prejudicado:
Quando a criança ou o adolescente não sabem da doença, o atendimento médico pode ficar prejudicado, pois a equipe médica não conversa abertamente sobre a AIDS, e suas implicações na vida. Além disso, compromete a adesão e o autocuidado, já que o paciente não se cuida corretamente. Os adolescentes precisam conhecer sua sorologia, e ser informados sobre os diferentes aspectos e consequências da infecção, para se tratar de uma forma adequada. É importante nesse processo o apoio da família, amigos e dos médicos, porque ajuda o jovem a compreender sua condição, e se fortalecer apesar da nova realidade.

Diagnóstico de idosos e Adesão ao tratamento:
A fragilidade do sistema imunológico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnóstico de infecção, por que, com o envelhecimento, algumas doenças tornam-se comuns. E os sintomas da AIDS podem ser confundidos com os dessas outras infecções. Tanto as pessoas idosas, quanto os profissionais da saúde, tendem a não pensar na AIDS e, muitas vezes, negligenciam a doença nessa faixa etária. O diagnóstico tardio, permite o aparecimento de infecções cada vez mais graves, e compromete a saúde mental (podendo causar até demência). Quanto antes começar o tratamento correto, mais o soropositivo ganha em qualidade de vida. Por isso, recomenda-se fazer o teste. É rápido, seguro, e pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde. O acolhimento da pessoa idosa soropositiva pela equipe do serviço assume um papel de grande importância a fim de acompanhar e delinear um plano terapêutico e superar eventuais dificuldades do tratamento. Em função de dificuldades visuais, e de memória, para fatos recentes nessa idade sugere-se:
Uso de letras de fôrma em tamanho visível nas prescrições em geral, e sempre encaminhar o paciente para avaliação oftalmológica;
Identificar se as informações foram bem compreendidas e memorizadas;
Valorizar estratégias para evitar os esquecimentos no uso da medicação (despertadores, lembretes no celular, tabelas com horários e doses em locais estratégicos da casa, etc.).

             Dúvidas frequentes sobre HIV e AIDS

Atualmente, ainda há a distinção entre grupo de risco e grupo de não risco?
Essa distinção não existe mais. No começo da epidemia, pelo fato da AIDS atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usuários de drogas injetáveis, e os hemofílicos, eles eram, à época, considerados grupos de risco. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e não mais em grupo de risco, pois o vírus passou a se espalhar de forma geral, não mais se concentrando apenas nesses grupos específicos. Por exemplo, o número de heterossexuais infectados por HIV, tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos últimos anos, principalmente entre mulheres.

O que se considera um comportamento de risco, que possa vir a ocasionar uma infecção pelo vírus da AIDS (HIV)?

Relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis, reutilização de objetos perfuro cortantes com presença de sangue, ou fluidos, contaminados pelo HIV.

Qual o tempo de sobrevida de um indivíduo portador do HIV? 

Até o começo da década de 1990, a AIDS era considerada uma doença que levava à morte em um prazo relativamente curto. Porém, com o surgimento do coquetel (combinação de medicamentos responsáveis pelo atual tratamento de pacientes HIV positivo) as pessoas infectadas passaram a viver mais. Esse coquetel é capaz de manter a carga viral do sangue baixa o que diminui os danos causados pelo HIV no organismo, e aumenta o tempo de vida da pessoa infectada. O tempo de sobrevida (ou seja, os anos de vida pós-infecção) é indefinido, e varia de indivíduo para indivíduo. Por exemplo, algumas pessoas começaram a usar o coquetel em meados dos anos 90, e ainda hoje, gozam de boa saúde. Outras apresentam complicações mais cedo e têm reações adversas aos medicamentos. Há, ainda, casos de pessoas que, mesmo com os remédios, têm infecções oportunistas (infecções que se instalam, aproveitando-se de um momento de fragilidade do sistema de defesa do corpo, o sistema imunológico).

Quanto tempo o HIV sobrevive em ambiente externo?

O vírus da AIDS é bastante sensível ao meio externo. Estima-se que ele possa viver em torno de uma hora fora do organismo humano. Graças a uma variedade de agentes físicos (calor, por exemplo) e químicos (água sanitária, glutaraldeído, álcool, água oxigenada) pode tornar-se inativo rapidamente. 


Dúvidas Frequentes sobre doenças sexualmente transmissíveis:

- As chances de se contrair uma DST através do sexo oral são menores do que sexo com penetração?

O fato é que nenhuma das relações sexuais sem proteção é isenta de risco - algumas DST têm maior risco que outras. A transmissão da doença depende da integridade das mucosas das cavidades oral ou vaginal. Independente da forma praticada, o sexo deve ser feito sempre com camisinha.

- Toda ferida ou corrimento genital é uma DST?

Não necessariamente. Além das doenças sexualmente transmissíveis, existem outras causas para úlceras ou corrimentos genitais. Entretanto, a única forma de saber o diagnóstico correto é procurar um serviço de saúde.

- É possível estar com uma DST e não apresentar sintomas?

Sim. Muitas pessoas podem se infectar com alguma DST, e não ter reações do organismo durante semanas, até anos. Dessa forma, a única maneira de se prevenir efetivamente é usar a camisinha em todas as relações sexuais e procurar regularmente o serviço de saúde para realizar os exames de rotina. Caso haja alguma exposição de risco (por exemplo, relação sem camisinha), é preciso procurar um profissional de saúde para receber o atendimento adequado. 

- Onde se deve ir para fazer o tratamento de outras DST que não a AIDS?

Deve-se procurar qualquer serviço de saúde disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

- Quanto tempo é necessário para identificar um possível caso de sífilis? Sífilis tem cura?

Os primeiros sintomas da sífilis são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que surgem entre 7 a 20 dias após o sexo desprotegido com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mas, mesmo sem sintomas, a doença pode ser diagnosticada por meio de um exame de sangue. Sim. A sífilis é uma doença de tratamento simples e tem cura. 

- Quais as providências a serem tomadas em caso de suspeita de infecção por alguma DST?

Na presença de qualquer sinal, ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. 

- Quais os sintomas do condiloma acuminado (HPV)?

A doença se manifesta por verrugas nos órgãos genitais com aspecto de couve-flor e tamanhos variáveis. È importante procurar um profissional de saúde, pois só ele pode indicar o melhor tratamento para cada caso.

- Preciso de tratamento para HPV muito no início, mas não tenho condições financeiras e tenho 
medo de que ele possa se tornar um verdadeiro e grande problema. Onde posso me tratar? Tem vacina contra HPV no SUS?

Diante da afirmativa do diagnóstico  de HPV, o tratamento deverá ser instituído no momento da consulta, todo o serviço público de saúde (Unidade Básica de Saúde), poderá avaliar qual tratamento a depender da fase clínica do HPV. Ligue para o Dique Saúde (0800 61 1997) e informe-se sobre a localização da Unidade mais próxima da sua casa. Um comitê de Acompanhamento da Vacina, formado por representantes de diversas instituições ligadas à Saúde, avalia, periodicamente, se é oportuno recomendar a vacinação em larga escala no país. Até o momento, o comitê decidiu pela não incorporação da vacina contra o HPV no SUS.


                                    Prevenção

Que cuidados devem ser tomados para garantir que a camisinha masculina seja usada corretamente?

Abra a embalagem com cuidado, nunca com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la. Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto. Aperte a ponta da camisinha para retirar todo o ar e depois desenrolar a camisinha até a base do pênis. Se for preciso usar lubrificantes, usar somente aqueles à base de água, evitando vaselina e outros lubrificantes à base de óleo que podem romper o látex. Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda ereto, fechando com a mão a abertura, para evitar que o esperma vaze de dentro da camisinha. De um nó no meio da camisinha e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez, e use uma de cada vez, preservativos sobrepostos podem se romper com o atrito. Certifique-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante. Observe as informações sobre o número do lote e a data de validade, e verifique se a embalagem traz o símbolo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), que atesta a qualidade do produto. Não use preservativos que estão guardados há muito tempo em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras, ou porta-luvas de carro, eles ficam mais sujeitos ao rompimento.

Por que, em algumas situações, o preservativo estoura? E o que fazer quando a camisinha estoura?

Quanto à possibilidade de o preservativo estourar, pesquisas sustentam que os rompimentos devem-se muito mais ao uso incorreto do preservativo, que por falha estrutural do produto em si. A transmissão sexual do HIV está relacionada ao contato da mucosa do pênis com as secreções sexuais, e o risco de infecção varia de acordo com diversos fatores, incluindo o tempo de exposição, a quantidade de secreção, a carga viral do parceiro infectado, a presença de outra doença sexualmente transmissível, entre outras causas.  Se a camisinha se romper durante o ato sexual, há uma possibilidade de infecção, ainda que pequena (como, por exemplo, parceiro de sorologia desconhecida). Deve-se fazer o teste após 30 dias para que a dúvida seja esclarecida. A ruptura da camisinha implica risco real de infecção pelo HIV. Interrompa a relação, realize uma higienização e inicie o ato sexual novamente com um novo preservativo. A higiene dos genitais deve ser feita com água e sabão, sendo desnecessário o uso de substâncias químicas, que podem inclusive ferir pele e mucosas, aumentando o risco de contágio pela quebra de barreiras naturais de proteção ao vírus. A presença de lesão nas mucosas genitais, caso signifique uma doença sexualmente transmissível, como a gonorreia, implica um risco adicional, pois a possibilidade de aquisição da AIDS aumenta. Na relação anal, mesmo quando heterossexual, o risco é maior, pois a mucosa anal é mais frágil que a vaginal.

A camisinha é mesmo impermeável ao vírus da AIDS?

A impermeabilidade dos preservativos é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Em um estudo realizado nos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, esticou-se o látex do preservativo, ampliando-o 2 mil vezes ao microscópio eletrônico, e não foi encontrado nenhum poro. Outro estudo examinou as 40 marcas de camisinha mais utilizadas em todo o mundo, ampliando-as 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV), e nenhuma delas apresentaram poros. Por isso, é possível afirmar que a camisinha é impermeável, tanto ao vírus da AIDS, quanto às doenças sexualmente transmissíveis.

Qual o procedimento adequado para uma gestante soropositiva?

Iniciar o pré-natal tão logo perceba que está grávida. Começar a terapia antirretroviral, segundo as orientações do médico, e do serviço de referência para pessoas que convivem com o HIV/ AIDS. Fazer os exames para avaliação de sua imunidade (exame de CD4), e da quantidade de vírus (carga viral) em circulação em seu organismo. Submeter-se ao tipo de parto mais adequado, segundo as recomendações do Ministério da Saúde. Receber o inibidor de lactação, e a fórmula infantil para sua criança.

               Uso de medicamentos como prevenção

O que é a PEP sexual? E quando ela é indicada?

PEP sexual (profilaxia pós-exposição sexual) é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da aids), quando ocorrer falha ou não uso da camisinha.
A PEP sexual é indicada somente para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual. É, também, indicada em casos de violência sexual contra mulheres ou homens.

Quando a PEP sexual não é indicada?

A PEP sexual não é indicada para todos, e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha, e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativos. Além disso, as pessoas que se expõem ao risco com frequência podem ter sido infectadas pelo HIV em alguma dessas exposições, e necessitam de uma avaliação médica - clínica e laboratorial - cuidadosa.

Onde procurar e quando começar a usar a PEP sexual?

A PEP sexual deve estar disponível nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/ AIDS (SAE), segundo recomendação do Ministério da Saúde. Veja os endereços e telefones dos SAE, em todo o país e informe-se nesses serviços, sobre os locais disponíveis na sua cidade, para o atendimento de urgência à noite, e nos finais de semana. A eficácia da PEP sexual diminui à medida que o tempo passa. Assim, o ideal é que você inicie o medicamento nas primeiras duas horas após a relação sexual, a partir da avaliação da equipe de saúde. O prazo máximo para início da PEP sexual é de 72 horas. Por isso, você tem o direito de solicitar atendimento no serviço de saúde.

Qual medicamento eu devo tomar?

Você será orientado pelo médico sobre isso. Caso seu (sua) parceiro (a) for HIV positivo (a), e esteja em uso de antirretrovirais (medicamentos para AIDS), é importante informar o médico sobre os medicamentos usados por ele (ela).

Durante quanto tempo devo tomar o medicamento? O medicamento causa efeitos colaterais?

O medicamento deve ser tomado durante 28 dias seguidos, sem interrupção, sob acompanhamento da equipe de saúde. Sim. A maioria dos medicamentos causa efeitos colaterais, que, em geral, são leves e melhoram em poucos dias. No caso de algum mal-estar durante o uso desses medicamentos, você deve procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação.

É preciso fazer o acompanhamento no serviço de saúde?

Sim. É muito importante fazer o acompanhamento durante as 24 semanas. Nesse período, você será acompanhado para investigar se adquiriu o HIV, ou outras DST, como hepatite ou sífilis, por exemplo.

Não fique com dúvidas, esclareça todas essas questões durante a consulta com o médico.

• Se indicada a PEP sexual nunca abandone os medicamentos. Isso pode fazer a diferença entre se infectar ou não com o HIV.
• Se tiver dificuldade para tomá-los, procure a equipe de saúde com sua receita médica em mãos.

Avaliação do risco para a PEP sexual
O profissional de saúde avaliará o risco que você teve na relação sexual e informará ao médico que indicará ou não a PEP sexual, baseado em dois critérios:

1. Tipo de relação sexual.

O risco da transmissão do HIV varia, dependendo do tipo de relação sexual. 

2. Relação sexual com parceiro HIV positivo, ou que desconhece que tem HIV. 

Se você teve relação sexual com parceiro (a) fixo (a), ou ocasional, que sabe que tem HIV e vocês não usaram a camisinha, ou tiveram algum acidente durante seu uso;
Se você teve relação sexual com parceiro (a) fixo (a), ou ocasional, que é usuário de drogas, profissional do sexo, gay, travesti ou homossexual, que não sabe que tem HIV, e vocês não usaram a camisinha ou tiveram algum acidente durante seu uso.

Fatores que aumentam o risco de transmissão sexual do HIV

Nas relações desprotegidas, seu risco de se infectar pelo HIV aumenta se:

Seu/sua parceiro/a sexual for HIV positivo e estiver com uma carga viral sanguínea detectável (quantidade de HIV circulando no sangue);
Se você apresentar qualquer tipo de ferimento, ou lesão (machucado), na região genital;
Se houver a presença de sangramento, como menstruação, no momento do ato sexual;
Se um dos parceiros apresentar uma doença sexualmente transmissível.

Conheça alguns casos sobre a AIDS

   GazetadeBeirute
THERESE MOURAD

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

26 comments:


  1. Foi um soropositivo é como foi no inferno, mas tudo é possível. Então incrível e eu quero testemunhar o bom trabalho feito por Gprophet ekpen um lançador de magias muito forte e poderoso. profeta ekpen provou a ciência e os cientistas erradas por acreditar e pensar que não há cura para o HIV SIDA mas, para ser sincero este ekpen profeta é tão real e poderoso. Eu nunca pensei que este feitiço vai funcionar, mas este ekpen profeta provou isso para mim e que já trabalhou e ainda trabalha perfeitamente. Meu nome é Randy Scott e eu fui diagnosticado da doença mortal chamada HIV AIDS em 2011 e eu pensei que isso é o fim e não haverá esperança. Falando para quem sempre foi um problema, porque eu estava tão preocupado e sempre no estado de inquietação, de fato, eu pensei que era sobre até que um dia abençoado quando eu estava à procura de ajuda aqui na internet, me deparei com um testemunho sobre profeta ekpen em como ele ajudou uma senhora que era HIV positivo. No começo eu pensei que era tudo uma mentira, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa, uma vez que não havia opção e, quando entrei em contato com esse homem, ele riu e me disse que, que é muito pequeno para ele segurar, mas eu ainda estava em dúvida , e ele me deu um formulário para preencher o que eu fiz, então ele me chamou e me disse que seus deuses necessário alguns itens em que ele vai usar em lançar um feitiço de cura em mim e ele me disse que vai custar apenas US $ 500, I enviou-lhe o dinheiro, porque eu não conseguia encontrar os itens. Ele comprou os itens e preparou uma cura para mim, e me instruiu sobre o que fazer e eu obedeci-lo completamente, como ele me disse. Em seguida, ele enviou um pacote para mim através do serviço de entrega de correio. Eu pago para o serviço de correio, eu tenho a minha parcela, era uma água benta e um óleo santo puro, como descrito por profeta ekpen tomei a água benta e os santos óleos e depois de tomá-lo, ele me disse para ir para o check-up, mas Eu ainda estava em dúvida e estava com tanto medo de ir para o teste, mas eu dei um passo ousado e acreditava que ele está bem, e eu acreditava que tudo o que ele fez e tudo o que ele me disse. Então eu fui para o hospital para o teste era tão incrível, impressionante e emocionante o que parece ser impossível se tornou possível, o vírus desapareceu completamente do meu sistema e eu foi testado HIV negativo. Rapidamente liguei para ele e disse-lhe o que aconteceu, ele me parabenizou e hoje eu sou um homem feliz novamente a forma como as coisas costumam ser. Você não acha que este testemunho vale a pena compartilhar? Comprometo-me a dizer ao mundo sobre ele e eu vou continuar compartilhando este testemunho até o fim, porque muitas pessoas já morreram de Aids e eu quero muitas pessoas que acreditavam que ele acabou de saber que tudo é possível e eu quero que eles para obter ajuda de ESTE lançador de magias, contactando-o em seu e-mail no prophetekpen@gmail.com para sua solução agora. Se você é HIV positivo e você acha que é mais eu quero te dizer que há esperança para você e se você realmente caro e valor a sua vida entre em contato com ele agora. Isso é real ele não é um SCAM, acreditar nele E não faça perguntas demais. Obrigado profeta ekpen e Que seus bons deuses manter recompensa por suas boas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Carlos Gomez, da Suíça. Por favor, ajudem-me a agradecer ao Dr. UDO por me curar do HPV Virus. Eu estava cansado do vírus HPV por 6 anos e visitei vários hospitais para curar tudo sem sucesso. Cheguei a um ponto em que comecei a visitar os médicos dos países vizinhos em busca de ajuda, mas a doença continuou se espalhando e gerando verrugas em meu corpo porque não houve mudanças positivas. Um dia, li sobre o doutor Udo sobre como certa mulher foi curada da hepatite B usando suas ervas, fiquei interessada e a mulher me deu seu e-mail---DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM E WatsApp: +2348051075165 Ela falou muito sobre como este médico Udo curou diferentes doenças, incluindo HIV, Herpes, HPV, Câncer, Diabetes, Sífilis e muitas outras infecções e doenças. Escrevi o Dr. Udo e ele prometeu me ajudar e preparar seus remédios fitoterápicos e enviar para mim aqui na Suíça, se puder pagar o custo e também contar às pessoas sobre suas Ervas após minha cura. Paguei tudo o que ele pediu para os remédios, tomei a medicação de acordo com suas prescrições e na terceira semana, depois fui fazer um check up médico e foi um milagre na minha vida. Os resultados da série de testes que realizei foram todos negativos para o HPV Virus e as verrugas foram eliminadas do meu corpo. Não posso deixar de agradecer ao Dr. Udo por me curar e gostaria de lhe implorar que seja qual for a sua condição, como herpes, HPV, hepatite B, câncer e outras infecções virais e doenças, você pode escrever Dr.Udo He é real e honesto, acredito que Ele também pode ajudá-lo. Você pode falar comigo no meu email: Carlosgomezcg9682@gmail.com

      Excluir
    2. O que há de novo em David Anthony soy de noway ....... Meu filho foi diagnosticado com a doença de ALS durante os últimos anos e dez anos de duração, especialmente nas rodillas. mi primer signo de que algo andaba mal, era mi habla arrastrada. Y luego la incapacidade de comer pecado ahogarse, estranularse y toser. A longo prazo de mis tres anos de experiência, pude caminar con ayuda. Nada funcionaba realmente para ayudarme. Eu encontrei con Dr. Ben en YouTube. Cuando estabelecido na curación de la ELA. Cualquier persona con ALS, el remedio natural base hierbas es the verdadero cosas for using, deja que tu remedio natural y natural sea tu medicina. Mantendo o alejado das vacunas e frankenfood. Entre em contato com o Dr. Ben para su cura ALS

      Benherbalcure@gmail.com
      http://benherbalcure.webs.com/
      Número de telefone celular en +12624219505

      Excluir
    3. O Supernatural Spell Caster of;
      Últimos resultados de Lotto - Lotto ganhando

      O poderoso feiticeiro internacional na loteria,

      Com o Grande Poder Espiritual Espiritual da ISE, você vai ganhar e se tornar mais rico, rico e poderoso.

      1) Promoção no local de trabalho
      2) Ganhe um bom dinheiro ou ganhe uma loteria.
      3) Alcançar sucesso nos negócios.
      4) problemas espirituais.
      5) ganhar processo judicial / Todos os casos se envolvem.
      6) Procure o seu parceiro de vida.
      7) Obter um emprego bem remunerado.
      8) Ganhe controle sobre seu casamento / Sustentabilidade no casamento
      9) Soletrar para parar um divórcio / proteger o estado civil
      10) receba favor e ganhe atração das pessoas.
      11) Receba de volta dinheiro e poder perdidos
      (12) curar você de todas as doenças. tanto curável e incurável como HIV / AIDS, câncer, muitos mais, mas poucos para menções

      Contato Ise Spell Espiritual Caster em Lotto Ganhar @ ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM.

      Sou Testemunho vivo, premiado de 2.000.000,00 €.

      Meu nome é
      Alison Cornford-Matheson. Dr. Ise Me faz orgulhoso e um Grande Caçador de Feitiços, Espiritualismo e Herbalista, Maior de todos os tipos

      Ganhe sua Loteria hoje ou lance seu feitiço espiritual;

      1.Lotto Spell Caster vencedor

      2.Money Spell Caster.

      3.Love e ex-Spell caster

      4. Curando Feitiços / Cura

      E muitos mais, mas poucos para mencionar, usando Ise Spell caster @ ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM

      Excluir
    4. Como eu recebo meu amor de volta
      Eu quero dizer um grande obrigado ao homem que está por trás de meus sorrisos hoje reunindo a mim e meu Marido depois que ele se divorciou de mim, Dr. Kumar, que é um feiticeiro muito poderoso, trouxe meu marido de volta para mim e o fez implorar para perdoá-lo por tudo que ele fez para mim, eu realmente sentia muita falta dele e sempre o amava. Estou feliz por tê-lo de volta em minha vida e todas as minhas apreciações vão para o Dr. Kumar por me ajudar e trazer meu marido de volta à minha vida com seus grandes poderes. Meus amigos lá fora, que estão passando por problemas de casamento e de divórcio, garanto que você pode ter seu amante de volta à sua vida com a ajuda do Dr. Kumar. Você pode contatá-lo em: (spellcasttemple@gmail.com) ou você pode ligar e WhatsApp ele em +2347051705853 .. Eu continuarei a publicar o seu nome na internet por causa do bom trabalho que ele fez por mim ... Seu e-mail novamente é spellcasttemple@gmail.com

      Excluir
  2. I Never believed i was ever going to be HIV Negative again,Dr Camala has given me reasons to be happy, i was HIV positive for 2years and all the means i tried for treatment was not helpful to me, but when i came on the Internet i saw great testimony about Dr on how he was able to cure someone from HIV, this person said great things about this man, and advice we contact him for any Disease problem that Dr Camala can be of help, well i decided to give him a try, he requested for my information which i sent to him, and he told me he was going to prepare for me a healing portion, which he wanted me to take for days, and after which i should go back to the hospital for check up, well after taking all the treatment sent to me by Dr Camala, i went back to the Hospital for check up, and now i have been confirmed HIV Negative, friends you can reach Dr Camala on any treatment for any Disease he is the one only i can show you all up to, reach him on (dr.camalahivaidscure@yahoo.com).

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é JOYCE.I gostam de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum porque eu nunca pensei que eu vou ter o meu namorado de volta e ele significa muito para me..The menino Eu quero ficar casar-me deixou 4 semanas para o nosso casamento para outra senhora .., quando liguei para ele que ele nunca pegou minhas chamadas, ele me excluído no seu Facebook e ele mudou seu status no Facebook de casada com Único, quando eu fui para o seu lugar de trabalho que ele disse a seu chefe que ele nunca quero ver me.I perdi meu emprego, como resultado desta cos eu não posso me meter mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não passou suave com o meu life.i tentei tudo que eu poderia fazer para tê-lo de volta para todos não fez trabalhar fora até que eu conheci um homem Quando eu viajo para a África para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver alguns anos back.I disse-lhe o meu problema e todos passaram por na obtenção de volta e como eu perdi meu emprego, ele me disse que ele vai ajuda me, eu não acredito que, no primeiro place.but ele jurou que vai me ajudar e ele me disse que a razão pela qual meu namorado me deixou e disse-me também alguns secrets.i escondida ficou espantado quando ouvi isso dele, ele disse que vai lançar um feitiço para mim e eu vou ver os resultados no próximo par de dias, então eu viajar de volta para US o dia seguinte e eu liguei para ele quando eu cheguei em casa e disse que ele está ocupado lançando esses feitiços e ele tem comprou todos os materiais necessários para as magias, disse am vai ver resultados positivos nos próximos 2 dias que é quinta-feira ... Meu namorado me chamado exatamente 12:35 na quinta-feira e se desculpa por tudo o que ele tinha feito ..ele disse, ele nunca soube o que ele está fazendo e seu comportamento súbita não foi intencional e prometeu não fazer isso again.it era como estou sonhando quando eu ouvi isso dele e quando terminou a chamada, eu liguei para o homem e disse-lhe o meu namorado chamado e Dr. Okojie disse que eu não vi nada ainda ... ele disse que eu também vou buscar o meu emprego de volta em 3 dias time..and quando o seu domingo, eles me ligaram no meu local de trabalho para retomar escritório segunda-feira e obter mais promoção de meu escritório. por favor, se alguém precisar de tal ajuda deve entrar em contato urgente esse homem, porque esta é a única maneira que eu posso pagar-lhe e ajudar o meu companheiro fórum também. este é o e-mail, drokojiehealinghome@gmail.com,

    ResponderExcluir
  4. Ainda não sei as palavras certas para expressar minha gratidão ao Rick Simpson para descobrir o óleo de cannabis e ao Dr. David para o seu óleo de cannabis maravilhoso que curou minha mãe. Ela foi diagnosticada de câncer Melanoma, afetou sua pele, os intestinos e os olhos... Levámo-la para o tratamento mas não adiantou, meu amigo encontrou o óleo de cannabis em uma pesquisa online, no começo que eu não queria comprar o óleo, porque eu tinha dúvidas sobre isso cura do câncer da minha mãe, mas depois de ler sobre isso e fazer pesquisas on-line, então eu decidir dar-lhe uma tentativa, e na verdade era um maravilhoso , o óleo de cannabis com êxito curou o câncer da minha mãe!!! Depois de três meses. Ela está muito bem agora e com um estado de boa saúde. entre em contato com o Dr David para obter a cannabis original óleo, E-mail: ricksimpsonmedicalcenter@outlook.com

    ResponderExcluir
  5. Estou realmente muito feliz por minha vida; Meu nome é Cynthia Vargas Eu nunca pensei que eu vou viver na Terra antes do ano acabar. Eu tenho sido vítima de uma doença mortal (HIV) nos últimos 5 anos; Eu tinha passado um monte de dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para as igrejas, os hospitais têm sido cada minha residência dia. verificações constantes até ter sido meu hobby não até o mês passado, eu estava procurando através da internet, eu vi um testemunho de como DR. Ben ajudou alguém na cura de sua doença HIV, rapidamente eu copiei o seu e-mail que é (drbenharbalhome@gmail.com) .Eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas certas coisas que eu fiz, ele me disse que ele está indo para fornecer o ervas para mim, o que ele fez, então ele me pediu para ir para exame médico depois de alguns dias após o uso do remédio herbal, eu estava livre da doença mortal, ele só me pediu para deixar o testemunho por todo o mundo, fielmente am fazê-lo agora, irmãos e irmãs por favor, ele é grande, eu devo a ele na minha vida. se você está tendo um problemas semelhantes apenas e-mail ele em (drbenharbalhome@gmail.com) ou simplesmente WhatsApp-lo em: + 2348144631509.He também pode curar doenças como câncer, diabeties, Herpes. Etc. Você pode alcançar-me no e-mail: vargascynthiamaye1995@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ele Dr.SUNNY você pode enviar-lhe se você precisar de ajuda em seu relacionamento drsunnydsolution1@gmail.com
    Eu prometo que os seus problemas são resolvidos imediatamente. Depois de estar em relação com ele por sete anos, ele me deixou, eu fiz tudo o que eu posso trazê-lo de volta, mas tudo em vão. Faria para o amor que sinto por ele, ele implorou, mas ele se recusou a expliquei o meu problema com alguém on-line e ela sugeriu que eu deveria, em vez enviado um mago que poderia me ajudar a trazê-lo de um feitiço de volta, mas eu sou o cara que Nunca acreditei em feitiços, ele não tinha escolha a não ser tentar isso, enviou o rodízio, não problema tudo vai ficar bem dentro de três dias, o meu ex de volta para mim dentro de três dias, o feitiço foi lançado e, surpreendentemente, no segundo dia , que foi em torno 16:00. Meu ex me chamou, eu estava tão surpresa, ele respondeu chamada e tudo o que ele disse foi que ele estava tão triste por tudo o que aconteceu, eu queria, o que eu amo tanto. Eu estava tão feliz, surpresa. Desde então, fiz uma promessa que todo mundo vai saber Eles nunca têm um problema de relacionamento, que vou me referir ao jarro feitiço para obter ajuda. Qualquer pessoa pode precisar da ajuda do lançador, o seu e-mail drsunnydsolution1@gmail.com ou me adicionar no whatsapp 2348077620669

    Ele também fez muitos similar à magia,
    (1) que você quer que seu ex-costas.
    (2) Você sempre tem pesadelos.
    (3) Para ser promovido em seu escritório
    (4) Gostaria de uma criança.
    (5) Quer ser rico.
    (6) quer manter o seu marido / esposa para ser só seu para sempre.
    (7) a necessidade de assistência financeira.
    8) Você estaria no controle de que o casamento
    9) Você quer ser atraídos para as pessoas
    10) não ter filhos
    11) VOCÊ PRECISA DE UM MARIDO / ESP
    13) Como ganhar sua loteria
    14) PERÍODO DE PROMOÇÃO
    15) período da proteção
    16) PERÍODO DE NEGÓCIOS
    17) SOLETRAR BOM TRABALHO
    18) cura para qualquer doença / H.I.V.
    Contacte-lo hoje em: drsunnydsolution1@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. POR FAVOR, tomar o seu tempo e ler este grande testemunho.

    EU SOU VERNITTA de Estados Unidos.


    VOCÊ tem que ser sábio e cuidadoso ao ler MAIS testemunho sobre este blog, muitos testemunhos da maioria dos lançador de magias aqui deve ser IGNORED.BECAUSE a maioria deles são SCAM EU QUERO DIZER REAIS SCAM qual eu era uma vítima e I got rasgado de milhares de dólares por causa Eu estava tão ansioso para se meu marido Nobert trás depois que ele deixou-me há mais de 2 anos com meu 3 anos de idade filho JANATHAN, eu apliquei a 7 diferentes lançador de magias AQUI EU reuniu-se em este blog e tudo em vão TODOS ELES PEDEM PARA ENVIAR MESMA COISA SEU NOME SEU EX nome, endereço e o retrato do telefone ETC NÚMERO que fiz uma e outra vez E a maioria deles eram de áfrica do sul, eu estava tão confuso e eu estava sempre doente por causa deste problema e eu estava tão desesperada para ter Nobert BACK TO -me porque eu o amo muito e poderia morrer por ele. EU VI ESTE E-mail on-line sobre DR USMAN KERIM O GRANDE TEMPLO ortográfica, (dr_usman.spiritualist@outlook.com) TEMPLO DE PRETO E BRANCO NA NIGÉRIA, e eu decidi MAIL him.He DISSE-ME QUE TODO O MEU PROBLEMA são mais uma vez que tenho decidiu contactar-lhe ajuda, ele me disse explicar o que aconteceu entre mim e meu MARIDO EX Norbert e eu fiz, eu disse a ele tudo o que aconteceu desde o início. E ele me disse: MEU FILHO que você acabou de me explicou Agora é um pequeno problema SEGURAR COMPARAR a sérios problemas Tenho tratado, eu estava tão chocado e disse-me o que problema poderia ser mais grave do que isso. Ele me disse que eu precisava para fazer o mais rápido possível, mas o que ele disse ser semelhante ao que ouvi no passado, eu estava tendo dúvidas sobre isso por causa da experiência do passado, mas eu decidi tentar já que ele é da Nigéria, HE poderia ser real e diferente. Então lhe dei 50% da minha confiança. Isso foi como eu MAGIA E SONHO PARA ME, depois de dois dias quando a mágica FOI fundido, Nobert piscou-me AT SOBRE 9.PM eu não conseguia dormir naquela noite porque eu realmente amo Norbert E quer ele de volta. POR 7.AM Na manhã seguinte ele DEU-ME OUTRA chamada perdida eu decidi não chamar de volta como eu estava AINDA EM CHOQUE, a cerca de 10.AM naquela manhã ele me ligou e eu peguei ele disse que pode ver após TRABALHO HOJE EU ​​DISSE SIM SO Ele acabou a chamada. Imediatamente eu saía do trabalho que chamou de ME e disse mim foram ao encontro dele, eu ainda estava ON SHOCK, EIS quando eu cheguei lá eu vi Norbert grita com rasgos ALL sobre seus olhos, e disse-me minha mulher, eu sinto muito Por toda a minha errado e eu quero fazer isso para você, eu não sei o que deu em mim. EU TE AMO TANTO. Imediatamente eu huged ele eo beijou QUE eu tenha perdido todos esses anos. ALL Graças a DR..USMAN KERIM. SE VOCÊ É UM HOMEM DE UMA MULHER lendo isso e estiver passando por problemas semelhantes como o meu, não deixam de contatar este grande homem DR.USMAN KERIM Ele realmente é de fato um lançador de magias REAL.


    HE especializar-se os problemas abaixo

    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) Para cuidar HIV / AID ou doença relacionada
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Você é um contratante e você quer ganhar contratos
    (7) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (8) Se você precisar de ajuda espiritualmente.
    (9) Como você foi enganado e que pretende recuperar você perdeu dinheiro.
    (10) parar de divórcio
    (11) Invocando do dinheiro Ritual
    (12) ganhar as eleições
    E muitos mais..
    número de telemóvel ... + 2348057756157
    Email ... dr_usman.spiritualist@outlook.com
    website ... dr-usmankerimspiritualtemple.yolasite.com

    ResponderExcluir
  8. Wart vírus é um vírus terrível, se não for para o meu marido e com a ajuda do grande Dr. Ehi minha vida teria sido uma bagunça! Eu estava infectado com o vírus da verruga em 2010, meu marido me incentivou e me disse para não perder a esperança, eu consigo dar à luz a um menino que estava livre desse vírus, e meu marido estava sempre lá para mim! Um dia ele veio até mim e me disse que ele encontrou um homem que pode me curar. Base cientista, eles disseram que não há cura para o vírus da verruga; ele me disse que ele tem visto muitos testemunhos sobre ele na internet. Decidimos entrar em contato com ele, que encheu sua casa formulário Herbal, e ele nos pediu para comprar um pouco de raiz local e ervas itens que fizemos! E preparou para mim um medicamento à base de plantas e 14 dias mais tarde, ele me pediu para ir para o teste, fielmente fui fazer o teste, e eis que eu estava curado, o vírus não foi encontrado no meu sistema corpo ... Meu caro marido e meu Pai Dr. Ehi, Deus certamente abençoará o tanto de você, até o fim dos tempos, em nome de Jesus .. Se você tiver qualquer problema por favor contacte Dr Ehi on (shomorikaspelltemple@yahoo.com) ou ligue para ele no 2349038669448

    ResponderExcluir
  9. O que há de novo em David Anthony soy de noway ....... Meu filho foi diagnosticado com a doença de ALS durante os últimos anos e dez anos de duração, especialmente nas rodillas. mi primer signo de que algo andaba mal, era mi habla arrastrada. Y luego la incapacidade de comer pecado ahogarse, estranularse y toser. A longo prazo de mis tres anos de experiência, pude caminar con ayuda. Nada funcionaba realmente para ayudarme. Eu encontrei con Dr. Ben en YouTube. Cuando estabelecido na curación de la ELA. Cualquier persona con ALS, el remedio natural base hierbas es the verdadero cosas for using, deja que tu remedio natural y natural sea tu medicina. Mantendo o alejado das vacunas e frankenfood. Entre em contato com o Dr. Ben para su cura ALS

    Benherbalcure@gmail.com
    http://benherbalcure.webs.com/
    Número de telefone celular en +12624219505

    ResponderExcluir
  10. Estou aqui para compartilhar para todo o mundo que Dr.Dave é um homem poderoso de Fitoterapia. que pode curar sua doença se você puder contatá-lo e deixá-lo ajudá-lo. Eu estava curado da minha doença de herpes. depois de sofrer desde 4 anos atrás. mas quando eu entrei em contato com ele na internet. Ele me deu uma cura natural que acabou com o meu sofrimento depois de usá-lo por três semanas, ele me disse para ir para um check-up, então eu fui me verificar no hospital e eu fui testado negativo. O Dr. Dave Deus continuará a abençoá-lo abundantemente, pelo bom trabalho que você fez em minha vida, continuarei escrevendo e publicando testemunhos sobre você na Internet, gentilmente envie-o por e-mail agora em drdav1991@gmail.com você não tem para se preocupar Dr. Dave está lá para resolver seus problemas. entre em contato com ele e esteja livre hoje. Ligue ou WhatsApp +2348142572844
    ELE TAMBÉM PODE CURAR O SEGUINTE
    HIV
    EBV
    CÂNCER
    SARCOIDOSE
    HPV
    COPD

    ResponderExcluir
  11. MUITO IMPOSTO COMO HACKERS ONLINE, AMIGOS CUIDADO. SE VOCÊ PRECISAR DE UM SERVIÇO DE HACKING GENUÍNO E PROFISSIONAL, POR FAVOR, CONTACTE O NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM Você também pode visitar o site deles @ WWW.NOBLEWEBHACKERS.WORDPRESS.COM
    Eles são um grupo profissional de hackers baseados na Europa, Ásia, Emirados Árabes Unidos, América do Norte. Eles são os melhores hackers e também desenvolvedores de software para penetrar em qualquer site, todos os outros hackers os contatam para obter o melhor Algorithm Software. Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software Penetration não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;

    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    -Grades da universidade mudando
    Contas bancárias hackear
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    -Banco de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    -Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    IP não-rastreável
    Contate-os diretamente em NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM para mais informações e você também pode visitar o site deles @ WWW.NOBLEWEBHACKERS.WORDPRESS.COM você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me referi a eles confiam em mim...........

    ResponderExcluir
  12. Viva as pessoas, algo incrível aconteceu há poucos dias. Meu marido que já se divorciou de mim voltou .... Todos os agradecimentos especiais a lovesolutiontemple1@gmail.com, um padre com poderes de diferença que me ajudam a trazer de volta o meu marido em apenas alguns dias, ele é um grande sacerdote poderoso, ele pode conceder ajuda em qualquer tipo de problema de relacionamento, ele é honesto e faz o que ele diz que vai fazer, ele me deu muita confiança quando eu o conheci e falo com ele em vídeo, ele trouxe meu marido de volta para casa, PRIEST MANUKA é ótimo ...... lovesolutiontemple1@gmail.com// facebook padre manuka.

    ResponderExcluir
  13. Como eu recebo meu amor de volta
    Eu quero dizer um grande obrigado ao homem que está por trás de meus sorrisos hoje reunindo a mim e meu Marido depois que ele se divorciou de mim, Dr. Kumar, que é um feiticeiro muito poderoso, trouxe meu marido de volta para mim e o fez implorar para perdoá-lo por tudo que ele fez para mim, eu realmente sentia muita falta dele e sempre o amava. Estou feliz por tê-lo de volta em minha vida e todas as minhas apreciações vão para o Dr. Kumar por me ajudar e trazer meu marido de volta à minha vida com seus grandes poderes. Meus amigos lá fora, que estão passando por problemas de casamento e de divórcio, garanto que você pode ter seu amante de volta à sua vida com a ajuda do Dr. Kumar. Você pode contatá-lo em: (spellcasttemple@gmail.com) ou você pode ligar e WhatsApp ele em +2347051705853 .. Eu continuarei a publicar o seu nome na internet por causa do bom trabalho que ele fez por mim ... Seu e-mail novamente é spellcasttemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. God bless Dr. ozman for his marvelous work in my life, I was diagnosed of HIV since 2010 and I was taking my medications, I wasn’t satisfied i needed to get the HIV. out of my system, I searched about some possible cure for HIV i saw a comment about Dr. ozman, how he cured HIV with his herbal medicine, I contacted him and he guided me. I asked for solutions, he started the remedy for my health, he sent me the medicine through UPS SPEED POST. I took the medicine as prescribed by him and 8 days later i was cured from HIV,thank you dr.ozmanspellhome@gmail.com Dr ozman ONCE AGAIN THANK YOU SIR contact him whatsapp number +2349061515609
    1 cancer cure
    2 HPV cure
    3 ringing ear
    4 herpes cure
    5 fabriod
    6 HPV cure
    7 diabetes cure

    ResponderExcluir



  15. Hi everyone, l am jessica fredick i am from Dilaware,USA Carlifonia.i am publiclizing this amazing testimony of my life on this forum i know so many people are still having this issues and looking for the same solution.i was suffering from HIV for two years.i have visited doctors and i have been to a lot of places so i can get a permanet cure but it never work out and i almost give up on my self .i almost loss it untill when i saw an amazing testimony about dr wise how he has cured people infected with HIV i was doubting it any way,but i decide to give it a try and contact him.here i am now,thanks to doctor wise for curing my HIV parmanetly.now i am perfectly fine and i am hiv negative.you too can contact him today and get cured.you too can also share a tesmtimony someday.here is his contact(drwisehivhealinghome@gmail.com) (+2349063191711) you can also contact him on whatapp



    ResponderExcluir



  16. Hi everyone, l am jessica fredick i am from Dilaware,USA Carlifonia.i am publiclizing this amazing testimony of my life on this forum i know so many people are still having this issues and looking for the same solution.i was suffering from HIV for two years.i have visited doctors and i have been to a lot of places so i can get a permanet cure but it never work out and i almost give up on my self .i almost loss it untill when i saw an amazing testimony about dr wise how he has cured people infected with HIV i was doubting it any way,but i decide to give it a try and contact him.here i am now,thanks to doctor wise for curing my HIV parmanetly.now i am perfectly fine and i am hiv negative.you too can contact him today and get cured.you too can also share a tesmtimony someday.here is his contact(drwisehivhealinghome@gmail.com) (+2349063191711) you can also contact him on whatapp



    ResponderExcluir
  17. Eu estou realmente muito feliz pela minha vida; Meu nome é Vargas Cynthia Eu nunca pensei que vou viver na terra antes que o ano se esgote. Eu tenho sofrido de uma doença mortal (HIV) nos últimos 5 anos agora; Eu tinha gasto muito dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para igrejas, hospitais têm sido minha residência diária. Verificações constantes para cima tem sido o meu hobby não até o mês passado, eu estava pesquisando através da internet, eu vi um testemunho sobre como DR. Ben ajudou alguém a curar sua doença pelo HIV, rapidamente eu copiei o email dele que é (drbenharbalhome@gmail.com). Eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas coisas que eu fiz, ele me disse que ele vai prover o herbal para mim, o que ele fez, então ele me pediu para ir para o check-up médico depois de alguns dias depois de usar a cura herbal, eu estava livre da doença mortal, ele só me pediu para postar o testemunho por todo o mundo, fielmente fazendo isso agora, por favor irmãos e irmãs, ele é ótimo, eu devo a ele em minha vida. Se você está tendo um problema parecido, apenas mande um e-mail para ele (drbenharbalhome@gmail.com) ou simplesmente mande um whatsapp para ele: + 22893464014 .. Ele também pode curar doenças como Câncer, Diabetias, Herpes. Etc. Você pode me encontrar no e-mail: vargascynthiamaye1995@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu sou o condill vincent dos EUA, eu ouço como as pessoas estão falando sobre o poderoso feitiço chamado DR TAKUTA sobre como ele traz de volta um ex-amante, ganhando loteria, engravidando e se casando com seu amante de sonho e eu também contato para ajudar eu conjuro um feitiço no meu ex-amante, a quem eu amo tanto que me deixou há 2 anos, mas hoje meu ex está de volta para mim e nós somos casados e felizes com 3kids e estou muito feliz ajuda que encontrei em você DR TAKUTA eu e minha família estamos muito feliz e estamos vivendo muito agora, sou grato e aprecio seu bom trabalho de feitiços. Obrigado e você pode viver muito tempo para ajudar pessoas com problemas. Seu e-mail é TAKUTAEGBEDIE@gmail.com, ou whatsapp-lo neste número +15715709537, e você será feliz que você fez.

    ResponderExcluir
  19. SOBRE MINHA HISTÓRIA DE VIDA

    Meu nome é Grais Bridget, eu sou da Escócia, eu quero compartilhar a grande novidade da minha vida para todos e para aqueles que precisam de ajuda em sua vida também, Por 6 anos eu tenho sofrido, meu marido me deixou e fui em frente casar com outra mulher só porque sua família não me ama, também porque eu era incapaz de dar-lhe filho, eu estava em lágrimas por 6 anos sofrendo desde depois que meu marido se divorciou de mim, eu estava procurando um feitiço para me ajudar on-line, eu conheci tantos conjuradores todos eles coletaram dinheiro de mim sem me ajudar, mas em 14 de maio de 2018 eu vi um post de uma mulher online compartilhando o bom trabalho de um feiticeiro chamado Dr. Odia, eu tenho que ter a coragem de contatá-lo, Quando eu entrei em contato com ele, ele me disse que meu problema foi resolvido desde que eu entrei em contato com ele, depois de seu feitiço ele disse que meu marido voltaria para mim em menos de 24 horas, o que aconteceu surpreendentemente para mim, depois de lançar seu feitiço para mim me disse que meu marido nos chamam para me desculpar. imediatamente depois que ele me disse tudo isso, meu marido me ligou no telefone e começou a implorar-me para aceitá-lo de volta depois de 6 anos de separação. hoje estou compartilhando esta notícia porque eu quero que o mundo saiba sobre ele e seu bom trabalho, também estou muito feliz em dizer que estou grávida agora depois de sua gravidez me atrapalhar, e para aqueles de vocês que precisam de qualquer tipo de relacionamento de ajuda, problema da vida, problema com o dinheiro, nomeie-o, eu aconselho que você entre em contato com o Dr. Odia hoje e tenha seu problema resolvido aqui são seus detalhes de contato Email: odiasolutioncenter@gmail.com e seu número Whats-App: +2349065101630 e seu Viber: +27638836445, entre em contato ele e viva sua vida com felicidade.

    ResponderExcluir
  20. VOCÊ PRECISA DE UM EMPRÉSTIMO ACESSÍVEL HOJE?

    Nós fornecemos mais de US $ 1 bilhão em empréstimos comerciais para mais de 15.000 empresários como você.
    Usamos nossa própria tecnologia de risco designada para fornecer a você o empréstimo certo para que você possa expandir seus negócios. Nossos serviços são rápidos e confiáveis, os empréstimos são aprovados
    dentro de 24 horas da aplicação bem sucedida. Oferecemos empréstimos a partir de um intervalo mínimo
    de US $ 5.000 a um máximo de US $ 500 milhões.

    Você se encontra em um pouco de
    problemas com contas não pagas e não sabe para onde ir ou para onde ir?
    Que tal encontrar uma empresa de consolidação da dívida respeitável que pode ajudá-lo em
    reduzindo a prestação mensal para que você tenha opções de pagamento acessíveis
    bem como espaço para respirar quando se trata do final do mês e as contas precisam
    ser pago? A Sra. Allison Peterson Loan Home é a resposta. Reduza seus pagamentos para
    alivie a tensão em suas despesas mensais. O email
    (allisonpeterson59@gmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Olá, o carregamento do bitcoin está disponível no momento, estou carregando sua carteira vazia do Bitcoin, que será compartilhada 50/50. Se estiver interessado, por favor envie uma mensagem via email billow.
    Nós também hackeamos todos (ICT) a preços acessíveis.
    Oferecemos mudanças de notas e upgrades.
    Facebook hack e todos os hacks de mídia social,
    Hack do Yahoo, Hack do Gmail, Hack do Outlook, etc
    Nós somos especialistas em hack de banco de dados,
    Analista e consultor de informática,
    Transferência de escola e falsificação de certificado.
    Logins de banco, transferência de dinheiro e, Dead fullz, transferência de WU, MoneyGram, transferência de crédito, limpeza de crédito, relatório de crédito de reparação, bitcoin hack.
    Contas verificadas para transferência.
    Para todo o seu trabalho cibernético e hackear.
    Limpeza do registro criminal e recuperação de arquivos perdidos.
    Instalação de software e rastreamento de CFTV.
    Nota: Nós vamos trabalhar é preocupação.
    Email: ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COMshow você prova antes de você pagar o dinheiro. Recentemente, hackeamos uma conta bancária do Reino Unido para transferir dinheiro para qualquer conta de pessoa interessada.
    Por favor, eu acredito em seriedade e determinação para alcançar um objetivo. Apenas pedido sério é esperado para ser recebido.
    Entre em contato conosco em alliancehacker999@gmail.com
    Nossa lista de serviços é descrita da seguinte forma
    1. graus universitários mudando
    2. WhatsApp Hack
    3. invadir contas bancárias
    4. Twitters hackear
    5. Contas de e-mail hackear
    6. site invadido
    7. Servidor caiu hack
    8. Software de vendas Spyware e Keylogger
    9. Recuperando arquivos / documentos perdidos
    10. Excluir registros criminais hack
    11. bancos de dados hackear
    12. Venda de cartão de disposição de todos os tipos
    13. IP não rastreável
    14. Hack de computadores individuais
    15. Transferência de dinheiro
    16. Creditando
    17. hack do Facebook
    18. Carregamento de Bitcoin
    Nosso serviço é um dos melhores na medida em que on-line
    ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  22. Você está pensando em fazer uma grande mudança financeira? Você está pronto para encontrar, seguir ou comprometer-se com o seu caminho? aqui está como começar.
    E-mail de contato: (digitalrobinhoodhackers@gmail.com)
    Whatsapp: +1 (301) 612-2420
    Sim, eu estava realmente frágil neste período do ano passado. Um professor de yoga em período integral e nada em período integral, ainda se recuperando de uma cirurgia cardíaca recente. Não tenho certeza de onde ir em seguida, mas totalmente presente ao fato de que já era hora de ir na direção dos meus sonhos. Oneday, eu estava lendo as notícias na página da CNN sobre algum hacker que ofereceu cartões ATM em branco para invadir os caixas eletrônicos. Eu queria esse cartão para poder pagar minhas contas e concluir meu projeto. Apesar de estar aterrorizada e duvidosa e nos meus momentos mais sombrios, tenho certeza de que a carta é uma possibilidade incrível e que altera a vida. Eu conhecia um famoso programador norte-coreano que morava nos bairros do Alasca. Ela me encaminhou para um grupo de hackers chamado ROBIN HOOD HACKERS e me deu um e-mail e contato do WhatsApp
    E-mail: (digitalrobinhoodhackers@gmail.com)
    Whatsapp: +1 (301) 612-2420
    Ela descreveu exatamente o cartão de caixa eletrônico que eu estava procurando.
    Estou tão feliz com isso porque recebi o que recebi na semana passada. Eles hackam cartões ATM para retirar US $ 5.000 DIÁRIOS. Qualquer pessoa pode pagar o cartão ATM em branco.
    DIGITAL ROBIN HOOD HACKERS é um dos poucos grupos de hackers que podem fornecer um cartão Blank em funcionamento em qualquer lugar do mundo. Ninguém é pego
    quando usá-lo. Aqueles que precisam do cartão ATM em branco devem entrar em contato com este hacker para obter um cartão de trabalho que muda a vida.

    ResponderExcluir