Bairro do Hezbollah é enfeitado para o Natal

 Foto-Chadia Kobeissi-
O Município de Haret Herek(bairro mais afetado na guerra de 2006) está enfeitado com luzes de Natal e outros enfeites. O bairro que há seis anos estava no chão, hoje está totalmente reconstruído, mais organizado e decorado.
Árvores de Natal, luzinhas, hienas, trenos e todos os símbolos do Natal podem ser vistos no subúrbio de Beirute. As lojas inclusive enfeitaram suas vitrines com os mesmos objetos.


Cartões de Natal feitos pelo Hezbollah são enviados a todas as entidades cristãs e muçulmanas do país desejando um Feliz Natal.

“Os cidadãos libaneses devem estar unidos e deve haver fraternidade, respeito mútuo entre as religiões e isto é um ato de respeito, além do mais, Jesus é sagrado para os muçulmanos” disse um membro do Hezbollah.


Os muçulmanos sunitas e xiitas também tem Jesus como uma figura sagrada. Para eles, Jesus foi um profeta, mas a data de seu nascimento não é geralmente o mesmo dia comemorado pelos cristãos, pois os muçulmanos seguem um calendário lunar que tem variações ao longo do ano.

Na comunidade muçulmana há nessa época uma lembrança da história de Jesus em diversas mesquitas e muitos muçulmanos entram no clima natalino, participam com amigos cristãos, assim como no mês do Ramadan, quando muitos cristãos participam do iftar(o jantar da quebra do jejum). 


No Líbano há diversos feriados de ambas religiões. Há mesquitas e igrejas lado a lado, o que permite que se possa ouvir o sino da igreja e o chamamento da oração da mesquita.


Um grande símbolo da diversidade e coexistência é a gigante árvore de Natal localizada na praça dos Mártires em Beirute em frente a maior mesquita do Líbano.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
15-10-2012
Edição: Claudio Cavalcante Junior

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário