Negligência com os lugares Sagrados no Líbano

Foto-Ali Haidar-
Nesta quinta-feira(13), políticos e líderes religiosos se encontraram para conversar sobre turismo religioso e a negligência sobre templos religiosos históricos do país.
Diversos lugares considerados sagrados por muçulmanos, cristãos e drusosestão sendo desvastados pelo tempo e pela falta da preservação, essencial sejam conservados.

O ministro do meio ambiente Nazim Khoury disse que locais religiosos estão sofrendo negligência.

"Negligência ao longo dos anos tem sido responsável por diversos danos", disse ele durante a primeira conferência mundial sobre turismo religioso e histórico no Líbano.
Sheikh Mohammad Rashid Qabbani pediu ao governo para cooperar com doações para preservar esses locais. 

A conferência contou com a presença de Amin Gemayel e Michel Aoun, líder do Movimento Patriótico Livre, o patriarca maronita Beshara Rai e o espiritual líder druso Sheikh Naim Hassan, entre outros.


A Jornalista do GB Chadia Kobeissi está trabalhando em um guia turístico de lugares sagrados no Libano, após ter feito um blog. Até agora foram 2.500 fotos e mais de 50 templos das diversas religiões presentes no país.

Ela conta que desses 50 lugares que  visitou, mais da metade estão em situações precárias.

“Durante nossa jornada em busca de lugares sagrados no Líbano pudemos observar que muitos lugares infelizmente estão abandonados e alguns são de difícil acesso, pois não há um trabalho feito para facilitar o caminho do visitante ou peregrino. O turismo religioso não tem sido muito incentivado e nem promovido. É uma pena, num país riquíssimo nessa área”, disse Chadia.

Muitos turistas vêm ao Líbano para ver tradição, história e religião. Para um estrangeiro interessa  ver algo diferente do presente em seu país. No Líbano, o que há de mais exclusivo são exatamente os lugares históricos e sagrados, pouco valorizados pelo próprio governo que geralmente promove o turismo “noturno”.

O turismo é o grande responsável pelo crescimento econômico no Líbano.

ChadiaKobeissi
Gazeta de Beirute
16-12-2012
Edição: Claudio Cavalcante Junior

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário