Os alimentos antioxidantes


Os nutrientes necessários para o nosso desenvolvimento e para a perfeita manutenção de nossas funções vitais estão todos concentrados em legumes, verduras, frutas, peixes, ovos, carnes e óleos vegetais, mas o que pouca gente sabe é que eles também colaboram para a prevenção de várias doenças causadas pela ação dos radicais livres que afetam nosso organismo.

Não estou falando apenas de gripes, resfriados e infecções, me refiro também a doenças degenerativas graves, problemas cardiovasculares e até mesmo envelhecimento precoce, neste sentido, a ação antioxidante dos alimentos no combate a esses problemas de saúde é bem melhor do que a de muitos medicamentos e suplementos encontrados por aí no mercado. 

Os Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres. 


Todas as células do nosso corpo necessitam ser abastecidas constantemente por oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia, só que a queima do oxigênio, que também é chamada de oxidação, libera moléculas de radicais livres que são instáveis e possuem um elétron com carga negativa que se associa rapidamente a outras moléculas só que de cargas positivas com as quais pode reagir ou oxidar, este processo pode danificar as células sadias do nosso corpo, pois o excesso destas moléculas pode atingir e prejudicar o DNA das nossas células, provocando vários tipos de doenças. 

A função destes alimentos é combater os radicais livres. 

Vários estudos mostram que uma alimentação rica em legumes, vegetais, frutas, hortaliças e cereais garantem uma boa e eficaz proteção contra os radicais livres e ainda reduzem o risco de envelhecimento precoce e também previnem várias doenças, quais são estes alimentos?

- ZINCO:  encontrado em aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.


- VITAMINA A: encontrado em abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão.


- VITAMINA C: encontrado em frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate.


- VITAMINA E: encontrado em a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja.


- CATEQUINAS: encontrado em chá verde, morango e uva.


- BIOFLAVONÓIDES: encontrado em frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras.


- LICOPENO: encontrado em encontrado principalmente no tomate.


- SELÊNIO: encontrado em aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará.


Faça sempre uma alimentação saudável e combine sempre estes alimentos para uma melhor proteção do seu organismo.



Por Yasmeen Chehayeb.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário