RELATORIO SOBRE A MORTE DE WISSAM AL HASAN

 Foto: Mohammad Azakir-
O FBI entregou ao Ministério Público na quinta-feira (20) o relatório sobre a investigação do assassinato do Chefe da Inteligência Libanesa, Wissan AL Hasan.

O procurador Hatem Madi foi visitado pela equipe do FBI responsável pelas investigações, e lhe entregou o relatório, que deverá agora ser traduzido para o árabe e submetido ao Poder de Informação Interna das Forças de Segurança, onde o investigador judicial Nabil Wehbe, é o encarregado do caso. 

A pedido do primeiro-ministro Najib Mikati, o FBI chegou ao Líbano alguns dias após o atentado de Ashrafieh, em Outubro, com uma equipe de assistência técnica de investigação, para ajudar nas investigações do atentado que matou Hasan e seu motorista, além de um transeunte que passava no local no momento da explosão. Os investigadores do FBI reuniram as provas da cena da explosão, além de dados solicitados de autoridades libanesas, para começar a investigação. 

Hasan, que foi substitupido pelo Coronel Imad Othman, tinha laços estreitos com o ex-primeiro-ministro Rafic Hariri, que também foi assassinado num atentado com carro bomba em 2005. Em virtude disso, a coalizão 14 de Março, pediu ao Tribunal Especial do Líbano, criado em 2007 pela ONU, que investigasse o caso Hasan, porém o Tribunal se recusou, alegando que só poderiam tomar conta do caso, se fosse comprovada uma ligação entre os dois atentados.

GazetadeBeirute
CLAUDINHA RAHME
24-12-2012

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário