DOZE AVIÕES ISRALENSENSES SOBREVOAM O CÉU DO LÍBANO


NNA
Doze aviões de guerra israelenses violaram o espaço áereo libanês na madrugada de terça-feira(22) para quarta-feira, comunicou o Exército do Líbano.

Os aviões sobrevoaram sobre diferentes regiões do Líbano, rompendo a soberania do país e violando o território libanês, e a resolução das Nações Unidas.

A Resolução da ONU 1701, indica que a soberania do Líbano deve ser respeitada e proíbe forças armadas estrangeiras entrarem no Líbano sem autorização do governo.

Os voôs militares são preocupantes pois há um cessar-fogo entre Líbano e Israel desde 2006, e qualquer ameaça pode ser o início de grandes conflitos.

No ano passado as Nações Unidas expressaram sua preocupação com o aumento das violações israelenses principalmente sobre a linha azul, uma area que foi desocupada em maio de 2000 apos 22 anos de ocupacao israelense.

Como resultado a UNIFIL- As Forças Interina das Nações Unidas no Líbano- tem tomado ações diplomáticas para tentar fazer com que essas violações não se repitam. 

Mas a continuidade e até aumento das violações fazem com que a UNIFIL perca sua credibilidade perante a população libanesa, e principalmente no Sul do País.

No ano de 2012, o Hezbollah também invadiu o espaço aéreo Israelense, alegando que isso é apenas uma resposta, e que se o espaço áereo libanês vai ser violado, o espaço áreo israelense será também.

Desde de 2006, estima-se que o espaço aéreo libanês tenha sido violado mais de vinte mil vezes.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
24-01-2013

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário