Imóveis no Líbano


Foto: happy-home-group

Os imóveis no Líbano são extremamente caros, sejam para comprar ou alugar, variando os preços dependendo da área. 

A capital Beirute, por exemplo, é uma das áreas mais caras do Líbano, tanto para alugar como para comprar. 

O centro da Capital, é a área mais cara de todo o Líbano, seguido das áreas ao redor: Verdun, Sekiat el Janzir, Ain el Tineh, Raouche, Ramlet el Baidah e Hamra, enquanto o preço diminui muito nos subúrbios: Al Dahieh, Ras El Nabeh, Kaskas, Noairi, Basta, e etc. 

Não podemos também nos esquecer de outras áreas de Beirute, como Achrafieh, que é caríssima, e Hazmieh, quase equivalente aos preços do centro de Beirute, por ser uma área altamente sofisticada, e com muitos bairros totalmente calmos e residenciais.

No Metn também há áreas caríssimas, e outras mais baratas. 

Antelias é caro, Nacache, mais ainda, subindo mais um pouco, tipo Rabueh, é uma área nova, calma, residencial e muito cara. 

Rabieh é mais caro ainda, aliás caríssimo, por ser muito sofisticada e onde se situam muitas embaixadas, e também onde moram muitos políticos. 

Mais acima, Beit Chabeb, Bikfaia, Taghrin, são áreas mais baratas para comprar ou alugar, porque estão situadas nas montanhas. Broummana, também situada acima de Bikfaia, bem como Monte verde, já são um pouco mais caras, por serem pontos turísticos, ainda que situados nas montanhas. 

Kessrouan, Shaile, New Shaile, Adonis, Ajaltoun, Klaiat, Zouk Mosbeh, Zouk Mikael também são áreas menos caras, e consideradas calmas regiões residenciais. 

A parte alta, como New Shaile e outras adiante, por serem áreas localizadas em regiões montanhosas, o valor dos imóveis é mais barato. Já nas áreas mais baixas, como Zouk Mikael, Jounieh, Sahel Alma, Sarba, Kaslik, Adma, o valor dos imóveis é mais alto, por serem regiões à beira mar, e ponto de negócios bem sucedidos. 

Kaslik, por exemplo, é a área mais cara, depois de Adma, que é uma área sofisticada de Joinieh. 

Adma é muito cara, por ser uma região residencial de alto padrão, e Kaslik por ser um ponto muito forte de negócios, além de abrigar vários restaurantes, clubes, hotéis, cafés, cinemas, danceterias e bares da moda. 

O norte do Líbano, o Sul, e o Bekaa, já possuem preços mais baratos, por serem áreas distantes da Capital.

                                  COMPRA DE IMÓVEL

Para quem quer comprar um imóvel no Líbano, o primeiro passo é escolher a área que se quer morar, depois procurar muito bem o imóvel desejado. 

Quando escolher o imóvel, pegar o numero de registro do imóvel e ir ao cartório, para verificar a situação do imóvel, se ele está apto para venda, se não tem está penhorado, ou se há alguma disputa de família pelo imóvel. Enfim, verificar se existe algum problema com o referido imóvel. 

Através da consulta com o número de registro do imóvel, o interessado saberá imediatamente a situação dele.

Se o imóvel estiver com toda documentação correta, o segundo passo é verificar as condições do imóvel, como por exemplo, se o edifício, ou casa, possui um poço de água, um gerador elétrico, aquecimento central, elevador (caso seja apartamento), conferir o acabamento do prédio ou da casa, se o revestimento externo é de pedras naturais ou artificiais, dependendo desses detalhes, o preço aumenta ainda mais.

Em segundo lugar, verificar as condições do apartamento, ou casa, como: o piso, se por exemplo, a sala principal é de mármore, o tipo de madeira usado nos armários da cozinha, se a pia da cozinha é de mármore, granito, plástico, ou inox, conferir os banheiros, se a louça não está trincada, rachada, se há vazamentos ou entupimentos, se há banheira (s) com hidromassagem, conferir também se as janelas do imóvel possuem vidro duplo (com bom isolamento acústico), se o aquecimento central interno está em boas condições, se existe ar condicionado, quarto de empregada, sótão, bar, adega. 

Conferir também o tipo de madeira utilizada nas portas, principalmente a porta de entrada, em seguida, conferir a decoração (se tiver) de gesso no teto e ao redor, com spots e iluminação interna e externa, verificar se há lareira, e também se há suíte (s) em pelo menos um dos quartos. 

Através de todos esses detalhes, já é possível avaliar o preço do imóvel, e comparar com outros imóveis disponíveis, o que já facilita realizar um negocio seguro. 

Uma propriedade grande, mas sem esses detalhes, tem o seu valor bem reduzido, porque dependendo da existência e da quantidade de detalhes extras no imóvel, ele já é valorizado e seu valor sofre uma alteração bastante significativa.

Se o imóvel apresentar alguma avaria, ou necessidade de reparo, é preciso prestar atenção e negociar a redução no valor do imóvel, porque algumas vezes, a reforma fica mais cara que o valor do imóvel. Obviamente pequenos reparos e avarias, sempre são consertados pelo proprietário antes da entrega do imóvel, ou há um abatimento referente a essas despesas, no valor do imóvel. 

A compra do imóvel pode ser à vista, ou por financiamento bancário. 

O financiamento bancário requer os alguns procedimentos: O comprador deve ter um emprego com registro, e apresentar o documento comprovando que ele é empregado em determinado lugar, e uma declaração do valor de seu salário. 

Se o comprador não for um funcionário, e sim um proprietário de empresa, ou autônomo, ele tem que apresentar um alto rendimento bancário por onde o banco usará esta conta, para pagar mensalmente as parcelas do imóvel. 

Caso o comprador possua outros imóveis, ele pode penhorar um dos imóveis para o banco, e à partir dessa penhora, o banco cederá o empréstimo. 

A compra de terrenos, não exige muitas verificações, somente mesmo a área, e se ela está apta para construção, através da avaliação de um engenheiro civil. 

Os preços dos terrenos variam dependendo das áreas em que eles estão situados.

                                    ALUGUEL DE IMÓVEL

Em relação à aluguel de imóvel no Líbano, eles geralmente são feitos, com contratos anuais, com um adiantamento de 06 meses de aluguel, para fechar o negócio, o que torna a negociação segura para ambas as partes. 

O contrato concede o direito do proprietário de aumentar o valor do aluguel, ou pedir o imóvel de volta ao término de um ano, e dá ao inquilino, o direito de ficar no imóvel durante todo o tempo do contrato, sem risco dele ter que sair antes do término do contrato do imóvel. 

             ESTRANGEIROS: COMPRA E ALUGUEL

As leis libanesas não permitem que estrangeiros (estrangeiro e não descendente) comprem propriedades em seu nome no país. 

O que não impede que o negócio seja feito, pois na maioria das vezes eles compram a propriedade e a registra em nome de empresas, o que é permitido pela lei libanesa. 

Ou eles registram a propriedade em nome de um libanês (a), um amigo, a esposa, a namorada.  Depois é feito um contrato de compra e venda entre ambos, o que é ilegal, mas muito comum.  

Caso o estrangeiro seja filho de libanês, ele pode comprar imóvel no Líbano, mediante documentação libanesa, e pagando à vista, mesmo que ele resida fora do Líbano, basta apresentar uma procuração a um advogado, ou a um parente, na hora de registrar. 

Imóveis comerciais podem ser vendidos á estrangeiros, porque o estrangeiro que está abrindo uma empresa  no país, abre contas bancárias, contrata funcionários, paga taxas e impostos, e a compra dessa propriedade pode ser feita pelo estrangeiro à prestação, mediante um empréstimo bancário. 

Neste caso, a empresa que está sendo aberta, será penhorada ao banco, até que o comprador, quite o valor total do empréstimo. 

Esse tipo de negocio é apoiado pelo governo libanês e pelos bancos, que enxergam esse tipo de negócio como investimento estrangeiro no país. 

As leis libanesas permitem, que estrangeiros aluguem imóvel no país, mediante contrato entre o estrangeiro e o proprietário, determinando o tempo de locação do imóvel entre eles. 

Mas o inquilino estrangeiro, sempre pagará adiantado todo o valor do aluguel pelo tempo determinado, pois caso ele decida se ausentar antes do período, o proprietário não sai prejudicado, e ainda tem o direito de retomar o imóvel. 

Mas caso corra tudo dentro dos conformes, o contrato pode ser renovado após um ano. Imóveis alugados para temporadas, geralmente são mobiliados, e muito mais caros, os contratos de temporada são de 3 meses.

THERESE MOURAD 
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário