Libanês George Abdallah é libertado


O tribunal francês concordou com a libertação de George Abdallah que esteve preso por 28 anos com a condição de que ele saísse do país.

O cristão Geroge Abdallah foi preso quando ele tinha 33 anos. Hoje com 61 a liberdade condicional foi concedida ao libanês, mas a liberdade foi dada com a condição de que George seja expulso da França.


Em 1984, George foi capturado por participação no assassinato do tenente-coronel americano Charles Ray e o assassinato de um diplomata israelense e foi condenado em 1987 à prisão perpétua.


Nas últimas semanas, manifestações na França e no Líbano causaram grande polêmica, muitos manifestantes insistiam que isso era uma violação grave dos franceses e da Convenção Europeia de Direitos Humanos que afirma que os prisioneiros devem ser liberados depois de cumprir o máximo de 18 anos.


No entanto, o advogado de George, sua família e organizações a favor do libanês afirmavam que o fato de George estar preso supria um desejo do governo americano.


"Nós estamos felizes, pois eu tinha pedido aos tribunais franceses a não agirem como uma prostituta para o cafetão americano", disse o advogado de George, Jacques Verges.


Apesar da liberação de Abdallah, o Ministério do Interior francês tem até o dia 14 de janeiro para expulsar o ex-presidiário.


Enquanto a França quer expulsá-lo, muitos no Líbano estão ansiosos para recebê-lo.


Sabra, o representante da União da Juventude Democrática Libanesa, é um membro da Campanha Internacional que lutou pela liberdade de George Abdallah. Sabra tem estado em contato com Abdallah nos últimos sete anos.


"Ele é uma pessoa muito experiente e consciente de tudo o que está acontecendo em nossa região. Vamos recebê-lo no Líbano como um herói e dizer ao mundo que ele é um homem de resistência, no sentido pleno da palavra ", disse ele.


Para alguns o terrorista é um herói, para outros o herói é terrorista.


Chadia Kobeissi

Gazeta de Beirute
12-01-2013

Edição: Claudio Cavalcante Junior


Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário