Líbano e Chipre juntos pelo gás


O presidente do Líbano Michel Suleiman e o presidente do Chipre Demetris Christofias anunciaram nesta quinta-feira (10)que os dois países vão trabalhar juntos para acelerar a demarcação das fronteiras marítimas para exploração de gás.

Os dois presidentes se encontraram no Líbano, no palácio presidencial em Baabda, e ambos estão concentrados na tentativa de fazer com que os dois países se beneficiem dessa riqueza natural.
As reservas de gás no Chipre estão estimadas em 12 trilhões de pés cúbicos, mas no Líbano as projeções são muito maiores, as reservas de gás na parte do sul estão estimadas em mais de 25 trilhões de pés cúbicos.
Mas o maior desafio para o Líbano é a demarcação de uma zona de 850 quilômetros que compartilha com o Sul de Israel.

Por esta e outras razões, o Líbano pediu à ONU para supervisionar a operação de demarcação para garantir que cada país receba a sua quota de gás e petróleo.

"Nós decidimos aumentar a frequência de coordenação e cooperação para chegar a um acordo sobre os princípios e mecanismos que permitirão que ambos países extraiam essa riqueza", Suleiman disse a jornalistas.

Christofias disse que a descoberta “cria grandes expectativas para nossos povos”. Também acrescentou que rejeita qualquer tipo de ameaças ou intimidações na questão do gas refirindo-se a disputas entre Chipre e Turquia, Líbano e Israel.

O secretário-geral do Conselho Mundial de Energia, Roudi Baroudi, saudou a visita do presidente cipriota ao Líbano como um passo na direção certa.

O especialista em petróleo sublinhou a importância da riqueza do gás no Líbano para minimizar a dívida pública e melhorar a balança de pagamentos.

Ele também enfatizou que a Europa é o parceiro mais importante para todos os países do Leste do Mediterrâneo e ressaltou que  os EUA poderiam ajudar ainda mais na implementação de um acordo regional equitativo para todas as partes.

Mais de 40 empresas internacionais já manifestaram interesse em trabalhar nas negociações e futura exploração de gás no Líbano.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
13-03-2013

Edição: Claudio Cavalcante Junior

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário