Neste especial de QUEM É QUEM


Vamos contar um pouco da vida do atual premiê Najib Mikati:

Nascido em 24 de Novembro de 1955, Trípoli, em uma família muçulmana sunita. Ele se formou em 1980 na Universidade Americana de Beirute, mais tarde chegou a estudar, e fazer cursos na França.
Em 1982, Mikati fundou com seu irmão a companhia de telecomunicações TAHA, em junho de 2006, ele vendeu sua companhia para o MTN, um grupo do sul da África, por 5.5 bilhões.

Em março de 2012, ele foi considerado o homem mais rico do Líbano.

O bilionário foi nomeado como premiê em 2011, com a maioria dos votos do parlamento, mas sua carreira política começou mais cedo em 1998, ele foi nomeado para o gabinete como ministro das Obras Públicas e Transportes, e em 2000 ele foi eleito para a Assembleia Nacional a representando sua cidade natal, Trípoli.

Como parlamentar, ele manteve uma reputação como um político moderado pró-Síria e com um relacionamento normal com o presidente sírio, Bashar Assad.

Apesar de sua proximidade com a Síria, ele chegou a ganhar o apoio da oposição anti-Síria contra o Ministro de Defesa, Abdul Rahim Mourad, que tem muito mais ligações com a Síria.

"Vamos ser o símbolo de moderação e unidade nacional", declarou Mikati depois de conseguir o cargo de primeiro ministro no palácio presidencial em Baabda.

Em 13 de junho de 2011, Mikati anunciou a formação do governo e disse que iria trabalhar "para a liberação de terras do Líbano que continuam sob a ocupação do inimigo israelense".

Em 2012 depois do assassinato do chefe da inteligência Wissan al-Hassan e a permanente existência de armamentos ilegais no país, a oposição queria que Mikati renunciasse a seu cargo, 14 de março passou a pressinonar o premiê que se recusou a abandonar sua posição.

Casado a mais de trinta anos, Mikati tem 3 filhos.

"Toda vez que o Líbano dá um passo para a frente, há aqueles que querem prejudicar o país". Najib Mikati


Veja também--> A Aliança 14 de março e A Aliança 8 de março 


Gazeta de Beirute
Chadia Kobeissi


Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário