Ataque aéreo israelense gera grande tensão


"A força aérea israelense explodiu um comboio que tinha acabado de cruzar a fronteira da Síria para o Líbano" afirmou a Agência de Notícias da França.

No entanto o Exército libanês negou que qualquer tipo de ataque tenha ocorrido em território libanês, mas confirmou que diversas violações do espaço aéreo tem sido frequentes.

A primeiro momento de acordo com a imprensa , as forças Israelenses fizeram um ataque aéreo na madrugada da última terça-feira(29)perto da fronteira entre Líbano e Síria, e a suspeita é que o alvo pode ter sido um comboio carregado de armamentos da Síria para o Líbano.

De acordo com a Agência Nacional de notícias do Líbano a Mídia apenas fez rumores.

Um dia depois, o Governo Sírio comentou sobre o ocorrido, e negou que Israel tenha atacado um comboio com armamentos para o Líbano, mas afirmou que o ataque sucedeu sobre um centro de pesquisa militar.

"Caças israelenses violaram nosso espaço aéreo  e realizaram um ataque em um centro de investigação científica atrapalhando a nossa auto-defesa", disse o general do Exército da Síria.

"Foi um ato de agressão, bombardeando o local, matando dois trabalhadores” acrescentou.

Moradores afirmaram que o prédio bombardeado teria provocado grande destruição material para o Exército da Síria.

Na última semana Israel expressou preocupação de que armas químicas poderiam ser entregues ao Hezbollah através da Síria.

O líder do Hezbollah negou possuir armas químicas ou qualquer interesse nisso, e comentou que “não precisam de armas químicas, porque em Israel há pontos estratégicos que os mísseis do Hezbollah podem alcançar”.

Na última quinta-feira, o Regime Sírio se queixou para ONU dos ataques aéreos israelenses.

Vários países árabes condenaram os ataques no território Sírio, e concluíram que dessa maneira a tensão em toda região árabe pode aumentar.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
29-01-2013



Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário