Benefícios e Propriedades da Abobrinha


A abobrinha esconde muitos benefícios a saúde. Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique equilibrada.

Esse alimento é também um aliado do coração e dá forcinha extra aos ossos. E a gente pensando que ela era o legume mais sem graça do mundo.

Presente no cardápio de muitos Brasileiros e de muitos Libaneses, a abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico – 100g oferece cerca de 19 kcal. Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. 

Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição cerca de 90%, a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjôos e tem ação vermífuga.

Propriedades Nutricionais:

Alimento rico em betacaroteno (provitamina A), a abobrinha é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais: cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

Propriedades Medicinais:

Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.

A abobrinha também deve ser usada nas papinhas de bebes, pois sua consistência facilita a digestão.

Esse alimento é também um aliado do coração e dá forcinha extra aos ossos. E a gente pensando que ela era o legume mais sem-graça do mundo. Quanta abobrinha...

LEA MANSOUR
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário