Bromidose

Bromidose (cecê) 

O excesso de odores corporais desagradáveis é um problema comum e, se não for controlado, pode causar constrangimentos e danos psicológicos permanentes.

A boa noticia é que a maioria dos casos o diagnostico é relativamente fácil e a cura é possível, as primeiras medidas a serem tomadas ao se detectar um odor desagradável persistente pelo corpo é passar a tomar um banho extra diariamente, adotar um desodorante mais potente à base de cloreto de alumínio (disponível em drogarias), e trocar o sabonete comum por um antibactericida.

Se mesmo depois dessas medidas o cheiro ruim permanecer, pode haver um problema de saúde, aí, é preciso procurar um dermatologista para investigar as causas do distúrbio.

A maioria dos casos de excesso de odor desagradável está associada à transpiração excessiva. O suor, em contato com as bactérias que repousam sobre a pele, pode causar o famoso “cecê” em uma intensidade difícil de ser controlada com desodorante. 

Nesses casos o medico pode receitar antibióticos tópicos ou recorrer a aplicações de toxina botulímica (botox), que são muito eficientes. Casos mais graves podem ate exigir um procedimento cirúrgico para “desligar” um nervo relacionado ao excesso de transpiração localizado nas axilas.

Também há casos mais graves, associados à insuficiência renal, infecções, problemas ginecológicos, diabetes e disfunções hormonais. Em todos eles, no entanto, é essencial vencer o preconceito e procurar ajuda profissional para garantir uma vida com mais qualidade e menos constrangimentos.

Por : Yasmeen Chehayeb
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário