Emile Lahoud


Nesta semana vamos contar um pouco sobre a vida de Emile Lahoud, um dos grandes nomes da história do Líbano.

Emile Lahoud nasceu em 12 de janeiro de 1936, em Baabda. Seus pais eram Jamil Lahoud(que muito lutou pela independência do Libano) e sua mãe Andrenee Bajakian de origem armênia. Muitos de seus antepassados foram mortos no genocídio armênio que ocorreu sobre domínio do Império Otomano.
Emile Lahoud estudou no Collège de La Sagesse em Beirute em Brumana, no norte do país. Ele também frequentou o Colégio Naval de Dartmouth, na Inglaterra. Anos depois ele voltou para a academia militar libanesa. Em 1986 também estudou nos Estados Unidos.

Sempre fazendo cursos e treinamento na Marinha dentro e fora do Líbano a cada ano sua posição se elevava mais e mais. Em 1976, ele se tornou Comandante da Marinha e anos depois Almirante. Mas não apenas na Marinha é que Emile se destacou, mas também no Exército. Ele conseguiu grande realizações e também crescia dentro do Exército gradativamente, até que se tornou Comandante-Chefe do Exército.

Paralela à sua carreira militar, sua carreira política crescia cada vez mais. Cristão maronita, um dos homens mais condecorados do Líbano, uma vida cheia de lutas e conquistas, e com antepassados que marcaram a história do país, Emile Lahoud se tornou presidente do Líbano em 1998 com 118 dos votos, entre 128 que formavam o parlamento libanês.

Neste posto, Lahoud se aliou ao Hezbollah, e em 2006, na guerra entra Líbano e Israel, ele declaradamente apoiou o Hezbollah como resistência do país contra as forças israelenses.

Lahoud foi o presidente do Líbano até o ano de 2007.

Apesar de ser muito popular e admirado pelos partidos pró-Síria, os movimentos da aliança 14 de março não o consideram dessa maneira pela sua amigável posição junto ao governo da Síria.

Em sua casa existe uma coleção de medalhas, premiações e condecorações de honra ao mérito.

Emile Lahoud já esteve no Brasil em 2004, se encontrou com o ex-presidete Luiz Inácio Lula da Silva e foi homenageado pela colônia libanesa do Brasil.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Edição: Claudio Cavalcante Junior


Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário