Família Metri


Os árabes influenciaram profundamente Palmas no Brasil .

A família Metre merece estar nos acervos históricos de Brasil e Países Árabes.

A cidade de Palmas nos tempos antigos era habitada por Índios Macro Jê , Xavantes , Caiapós, Xacriabás, Javaés , acroás e outros.

Justamente esta herança absolveu a cultura Libanesa na região com importantes Árabes para o Brasil.

É narrado por Beto Metri que sua avó ( Malaque Simão Metre )estava gravida de Feres Metre no Líbano que veio ao Brasil prometendo buscar sua esposa em 1912.

Quando Feres Metre chegou ao Brasil iniciou seu trabalho na marcenaria, sendo um homem competente e esforçado. As barreiras de costumes e língua não foram problemas a Feres, pois o mesmo buscou o conhecimento e trabalho.

Dona Malaque Simão Metre permaneceu ainda na cidade de KfarKatra onde também nasceu e passou a seus descendentes como era a cidade e casa.

Feres Metre enviou uma carta a sua esposa Malaque para que viesse ao Brasil , como prometido e assim iniciou a vinda da matriarca Metre junto com sua filha nascida Maria Metre  .

“Mas o melhor da história, para mim, ainda criança, foi a que ela contou sobre a viagem de navio até o Brasil. Pela descrição que vovó fazia e o que minha mente visualizava, o navio era uma grande e moderna cidade flutuante. Tinha ruas, todas cobertas, com vendas (lojas) nas laterais. Como em Palma, na Rua do Cinema, as pessoas também passeavam pra lá e pra cá pelas ruas do navio.” ( Beto Metri)

No Brasil Dona Malaque teve mais 4 filhos:

( Amélia casada com Fares Maron ) 

( José casado com uma Brasileira Antonia ) –

( Helena – Mãe de Beto Metri – casada com o brasileiro Oliveiros ) 

(Laila casada com Jacob Massud Jacob).

“Hoje penso como deve ter sido triste deixar a cidade natal, a terra natal e rumar para um país distante e desconhecido, e nunca mais, NUNCA MAIS rever o pai, a mãe. Arrancavam-se as raízes e voavam pelo mundo. “( Beto Metri)


(Malaque Simão Metre)


FERES E MÁLAQUE METRE E FILHOS
JOSÉ, AMÉLIA, MARIA, LAILA E HELENA


AMÉLIA, MARIA E JOSÉ METRE


AMÉLIA METRE MARON E FERES  MARON


MARIA METRE ABDALLA, ELIAS ABDALLA E BECHARA ABDALLA SAAB

HELENA METRI e seu filho Beto Metri

Colaboração 

Anthony Mohammad
Beto Metri( betometri.blogspot)
Samira Maluf
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 comments:

  1. Parabéns pela matéria Anthony como sempre vc valorizando as nossas raízes

    ResponderExcluir
  2. O Acervo Cultural tem objetivo de reunir as famílias árabes no Brasil e tornar oficial sua colaboração a todo o País . A saudosa Família Metri com a ajuda da raiz viva José Alberto Metri , O Grupo Filhos do Líbano e Departamento Cultural do Gazeta de Beirute se sente honrados por poder colaborar com a causa que muitos outros órgãos poderiam elaborar.
    Honrando a comunidade Libanesa e Árabe no Brasil.

    Dep. Cultura Gazeta de Beirute

    ResponderExcluir