Nabih Berri


Nesta semana “Quem é Quem”, nós vamos falar de um dos políticos mais importantes e de maior influência do Líbano.
Nabih Berri 


É o atual Presidente da Assembléia  Nacional, e líder do Movimento Xiita (Harakat Amal).

Nabih Berri nasceu em Janeiro de 1938, em Serra Leoa, África, local onde residiu com seus pais quando deixaram o Líbano em busca de uma vida economicamente melhor.
Mas ainda quando criança ele voltou ao Líbano e estudou em Tibnin, no Sul do Líbano, mais tarde foi para Beirute onde terminou seus estudos.

Berri se formou em Direito na Universidade Libanesa, e fez magistério na França. Em 1963 ele iniciou sua carreira como advogado. Desde cedo Berri apoiou as idéias do antigo líder do grupo Amal, Moussa As-Sadr. 

No mesmo ano em que começou sua carreira ele também foi eleito como Presidente da União Nacional dos Estudantes Libaneses.

Em 1970, ele realizou diversos trabalhos com o Movimento Amal,  e após o desaparecimento do líder do grupo, Berri assumiu diversas posições. Em 1980 ele foi eleito para ser o líder do grupo.

O Movimento Amal sempre acreditou e apostou na resistência contra o Exercito Israelense, mas também quis garantir que a OLP(Organização para Libertação da Palestina), não faria nada contra Israel, para eliminar qualquer pretexto para que Israel continuasse presente mantendo a “zona de segurança”.

Por conseguinte, em maio de 1985, com o apoio da Síria, Amal colocou um cerco em torno de campos de refugiados palestinos em Beirute.

Desde Junho de 1991, Nabih Berri se tornou um membro do Parlamento libanês, na presença também de Rafik Hariri, um ano depois ele se tornou o Presidente do Parlamento(cargo esse reservado para um xiita), assim como o Premiê deve ser Sunita, e o Presidente um Maronita.

Em 2006, Berri afirmou que:  “O IDF deve melhorar a sua inteligência visando fazer ataques aéreos mais eficazes”. Também acrescentou: “Se Israel conseguir enfraquecer militarmente o Hezbollah, então o Hezbollah irá enfraquece-los politicamente.”

Nabih Berri, é uma figura polêmica, e que agrada grande parte da comunidade libanesa, por outro lado também é muito criticado. Apesar de ser o Líder do Movimento Amal há anos, ele não tem a mesma popularidade do antigo líder Mousa As-Sadr.


Chadia Kobeissi 
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário