O Cometa Mais Brilhante do Século


Foto: The Independent

De acordo com os astrônomos, 2013 poderá ser um ano inesquecível no que diz respeito a cometas, está previsto para este ano a passagem única do cometa Ison, um cometa recém-descoberto pelos pesquisadores russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok, que foi avistado em Setembro do ano passado pela primeira vez, e que é considerado como um dos mais brilhantes do século.

Segundo os astrônomos, esta talvez seja a única viagem do cometa perto da Terra. Além do Ison, outro cometa poderá ser visível neste ano. Se trata do 2014 L4 (PanSTARRS), descoberto me 2011 e que poderá ser outro objeto que dará show no céu em 2013.

O cometa Ison é pequeno, possui algumas dezenas de quilômetros de diâmetro, com uma pequena tração da gravidade, e levou milhões de anos para chegar até nós, depois de iniciar sua viagem de uma nuvem chamada Oort - um reservatório de trilhões e trilhões de pedaços de rocha e gelo, sobras do nascimento dos planetas. Este corpo celeste é escuro como o asfalto e tem sua superfície esburacada e empoeirada com gelo. 

Até o momento o cometa só é visível com telescópios sofisticados, mas até o começo do segundo semestre, ele será visível em pequenos telescópios e binóculos. Em outubro, ele passará perto de Marte e sua estrutura deverá sofrer alterações, sua superfície mudará quando o gelo responder ao choque térmico, e aparecerão fissuras na crosta, além de pequenas quantidades de gás que aumentarão à medida que o cometa é aquecido, dando início à formação da cauda do cometa Ison.

No final de novembro, o cometa será visível a olho nu, no final da tarde, na direção do sol poente. Sua cauda pode esticar como um holofote para o céu acima do horizonte, e ele vai oscilar rapidamente em torno do Sol, passando a 3,2 milhões de quilômetros do astro, distância mais próxima do que a de qualquer outro planeta. 

CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute

Fonte: The Independent 

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário