O que é Planeta Regente?

Foto: Triada.com

Cada um dos planetas visíveis a olho nu recebe o comando ou o domínio de dois signos zodiacais, desde tempos antigos. Além desses, o Sol e a Lua, dois luminares que representam a força vital e a emoção, respectivamente, dominam apenas um signo. Leão é regido pelo Sol e Câncer pela Lua. O planeta regente tem a importância do dono de uma casa. Dependendo de como ele é, poderá ou não fazer tais reformas em seu lar. 

Conforme ele se apresenta, sabemos como lida com sua propriedade. Um planeta que está transitando um signo no qual não tem a menor relação, é chamado de planeta peregrino, o que dá bem a idéia de alguém que está de passagem por algum lugar onde não detém nenhum comando. A astrologia considera que um signo cujo planeta regente esteja forte e bem colocado no mapa é indício de que a pessoa domina aquele significado ou assunto de sua vida.

A regência astrológica é a associação dos planetas com os signos, através da relação de semelhança entre suas características básicas. Também se utiliza a expressão planeta regente para um conjunto de objetos e atividades, por exemplo: Urano rege a eletricidade e Mercúrio rege as atividades e meios de comunicação.

No contexto do mapa astrológico, um planeta também pode ser regente ou “senhor” de uma casa astrológica, sendo indicado pelo signo que está no início (cúspide) dessa casa. Alguns astrólogos se referem, ainda, a um regente do mapa astrológico. Em geral se diz que o planeta que rege o signo que está no Ascendente é o regente do mapa. 

De fato, é bastante importante o planeta regente do Ascendente, assim como o regente do signo onde se localizam o Sol (posição que popularmente chamamos de “nosso signo”), a Lua e de outros posicionamentos significativas do nosso mapas. Entretanto, deve-se ter o cuidado de não reduzir toda a complexa configuração astrológica de um mapa a um único astro. Da mesma forma, ao analisarmos a posição de um astro, é necessário observar como ele se insere no contexto global. 

Todos somos uma mistura de muitos fatores e não apenas do Signo Solar, Ascendente, Lua e seus respectivos regentes, mas de uma gama imensa das combinações de astros, signos, casas e ângulos entre os vários pontos de nosso mapa astrológico.

Signos e Planetas Regentes:

Áries – Marte

Touro – Vênus

Gêmeos – Mercúrio

Câncer – Lua

Leão – Sol

Virgem – Mercúrio

Libra – Vênus

Escorpião – Plutão (co-regente Marte)

Sagitário – Júpiter

Capricórnio – Saturno

Aquário – Urano (co-regente Saturno

Peixes – Netuno (co-regente Júpiter)










Vitalidade – Personalidade
Rege o signo de Leão
Ciclo: 365 dias
O Sol é, no centro do nosso sistema solar, um doador de vida, traz ordem ao caos, representa o centro da consciência, a nossa existência única em relação ao mundo. É o princípio da paternidade, integridade e autoridade. Mostra nosso potencial de crescimento, criatividade, vontade e decisão. É a necessidade inerente do indivíduo de atingir um centro de referência do valor pessoal e de se sentir apto a exercer controle sobre o meio. É, portanto, a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astral, ou seja, da personalidade como um todo.












Instinto - Reação - Emoção
Rege o signo de Câncer 
Ciclo: Cerca de 28 dias
A Lua como satélite da Terra, reflete a luz do sol, e as suas mudanças de fases ocorrem num ciclo regular correspondente ao ciclo menstrual da mulher, ligando-a assim ao conceito do feminino. Representa o princípio da maternidade, a necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. É a expressão da natureza feminina, receptiva, sensível e do emocional sujeito às mudanças de humores. Representa também, a partir de sua função receptiva, a memória, com sua capacidade de armazenar as impressões e estímulos do meio ambiente, bem como as imagens e os significados dos fatos passados. Nesse sentido, a Lua mostra nossas respostas emocionais, como reagimos inconscientemente por nossos padrões de hábitos antigos.











Comunicação física e mental
Rege os signos Gêmeos e Virgem
Ciclo: Cerca de 88 dias
Na mitologia Mercúrio é o mensageiro dos deuses. No sistema solar ele se situa entre o Sol e todos os outros planetas, é portanto, simbolicamente, o elo que liga o nosso Eu consciente tanto ao mundo interno como externo. Representa a necessidade do homem de estabelecer comunicação com o meio ambiente, para aprender, se adaptar, trocar e desenvolver sociabilidade. É a nossa capacidade de perceber, fazer associações mentais e classificar o conhecimento. Sendo assim o signo onde Mercúrio se posiciona no mapa astral mostra como nós nos comunicamos, pensamos e também a nossa capacidade de aprender com as experiências.











Harmonia - Valores – Prazer
Rege os signos Touro e LIbra
Ciclo: Cerca de 224 dias
Curiosamente, em Vênus, um dia dura mais que um ano. Na mitologia Vênus é a deusa da  beleza e do amor. Vista no céu é muito brilhante e atraente. O amor é essa poderosa energia de atração que se expressa na necessidade de união. À medida que aprendemos com as experiências, criamos os nossos valores pessoais a partir de escolhas que possam nos satisfazer plenamente. Escolher valores é exercer a energia magnética amorosa, pois para que haja satisfação dos nossos desejos, precisamos buscar a união com os objetos que nos permitem a nossa realização. Sendo assim, no mapa astral, Vênus representa o impulso para a realização do prazer, nossas escolhas e nossos valores. É a necessidade de estabelecer relacionamentos, de desenvolver a cooperação e de conviver com beleza e harmonia.

  








Iniciativa - Energia 
Rege o signo de Áries
Ciclo: 687 dias 
Na mitologia Marte é o deus da guerra. No céu é o "planeta vermelho" que nos lembra a força quente e ígnea da paixão que mobiliza a luta para a realização dos desejos. Representa no mapa astral o nosso guerreiro, a nossa capacidade de agir, o impulso para interferirmos no meio ambiente e enfrentarmos os desafios da vida. Mostra a nossa energia agressiva para a competição e defesa. É o impulso masculino da necessidade de afirmação e projeção da individualidade. É a necessidade de tomar iniciativas, conduzir ações, avançar, progredir, vencer obstáculo e conquistar nossa independência.











Expansão
Rege o signo de Sagitário 
Ciclo: cerca de 12 anos
Maior planeta do sistema solar. No céu é magnânimo e magnífico. No mapa astral simboliza a consciência solar ampliando-se através dos relacionamentos sociais com seus princípios, costumes e ética. Representa a busca da compreensão da condição humana, o estabelecimento das leis, religiões e filosofia. É a necessidade humana de ordem, moralidade, justiça e saber. É o impulso da expansão para uma evolução espiritual. É a necessidade de romper limites e alcançar novos horizontes.











Limitação 
Rege o signo de Capricórnio
Ciclo: cerca de 29 anos
Na mitologia é o deus do tempo, no mapa mostra nossa capacidade de perseverar nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades. Ao contrário de Júpiter, Saturno representa os princípios do limite e restrição. É a atitude prática e realista diante da vida. É a disciplina e o dever, o planejamento e a lógica. É o planeta da experiência, da cautela e da ambição.












Liberdade - Inusitado 
Rege o signo de Aquário
Ciclo: 84 anos
Curiosamente, Urano se diferencia dos outros planetas por ter o  eixo de rotação quase deitado em relação a sua órbita. Por isso  se associa a tudo que é diferente e fora do comum. Urano representa a necessidade de se libertar dos condicionamentos sociais e quebrar os limites representados por Saturno. É o excêntrico, o revolucionário e o inventor dentro de nós. No mapa astral simboliza a intuição mental e a originalidade que nos lança para o futuro e impulsiona a promover as mudanças na vida. É a eletricidade e a tecnologia. Tem como função preservar a individualidade e a independência. É o despertar do sentimento humanitário e fraternal.











Intuição - Lúdico
Rege o signo de Peixes 
Ciclo: cerca de 169 anos
Enquanto Saturno representa a realidade, Netuno traz o sonho, a imaginação e a ilusão. É o desejo que temos de escapar dos problemas cotidianos e nos refugiarmos na fantasia. No mapa astral representa a sensibilidade que se manifesta na  inspiração e na criação artística. É o instinto psíquico para percepção do mundo invisível que desperta a fé mística e a necessidade de se unir ao divino. Netuno é o solvente universal. Tem como função a transcendência do ego e a elevação do espírito humano para o sentimento de compaixão. 












Transformação
Rege o signo de Escorpião
Ciclo: cerca de 247 anos
É o último planeta do sistema solar e tem a órbita mais excêntrica de todos. Na mitologia é o senhor das trevas. No mapa astral rege os instintos mais profundos do inconsciente. É a psicologia, a sexualidade e o fascínio pelos mistérios da vida. Mostra como lidamos com o poder, tanto nosso como o dos outros. É a persistência e a obstinação que levadas ao extremo trazem a compulsividade e a obsessão. Representa a nossa capacidade de transformar, regenerar e renascer.

BETY ZIADE
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário