Plataforma Voltada à Diáspora Brasileira


digaai.com

O brasileiro Álvaro Lima, radicado em Boston há 23 anos, lançou uma plataforma virtual chamada digaai.com, com conteúdo sobre a emigração brasileira em todo o mundo. Lima encontrou nessa plataforma uma maneira de dividir com a comunidade mais de quinze anos de pesquisa sobre os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e também uma possibilidade de estender o conteúdo desse tema por meio da contribuição de outros emigrantes brasileiros. A possibilidade de obter mais informação sobre a diáspora brasileira foi uma das principais motivações para a criação do digaai.com. O pesquisador acredita que a plataforma coletiva pode acabar se tornando um meio de comunicação entre os milhares de brasileiros espalhados pelo mundo, e também uma forma de registrar a história desses imigrantes, contada por eles mesmos.

"Passei mais de 15 anos da minha vida pesquisando a nossa história. Há uma série de dados sobre os brasileiros imigrantes, mas nada que agregue esse conhecimento e informações que estamos disponibilizando no digaai.com", explica Lima. 

Maranhense de São Luís, Álvaro Lima mora é Mestre em Economia pela New School for Social Research. Desde 2004 ele exerce a função de Diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston e trabalhou também como chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Indústria e Energia de Moçambique. No Brasil foi coordenador de projetos de desenvolvimento regional do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social PARDES. Em 2008, ele fundou a Digaai World Inc. que deu origem ao projeto contido no site digaai.com.

A participação na plataforma é aberta, assim como funciona a Wikipédia, e todo o conteúdo é disponibilizado de forma livre. A plataforma, e todo seu conteúdo, é produto de parcerias institucionais e organizações culturais, midiáticas, educacionais, além de indivíduos ligados ao estudo, preservação, e divulgação da produção cultural da comunidade brasileira emigrante. O objetivo é mapear, captar, manter e difundir a cultura da diáspora brasileira e sua produção cultural, via coleta direta e indireta os produtos culturais (fotos, textos, documentários, jornais e revistas), e fortalecer a identidade cultural do imigrante brasileiro.

A plataforma tem quatro ferramentas de interação:

Digaai WIKI: focado na diáspora brasileira e escrito de forma colaborativa por brasileiros no exterior. Permite qualquer pessoa com direitos editoriais, acrescentar novas páginas ou editar o conteúdo já existente.

Digaai DATAHUB: Permite a exploração e visualização de uma variedade de dados, vídeos, e fotos sobre a população brasileira imigrante.

Digaai DATAVERSE: Permite publicar, compartilhar, referenciar, extrair e analisar dados referentes à diáspora brasileira.

Digaai SLIDESHARE: Permite carregar e compartilhar apresentações em formatos diversos sobre a diáspora brasileira. 

Visite a plataforma: http://wiki.digaai.com 

CLAUDINHA RAHME

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário