RESERVAS DE ENERGIA DO LÍBANO ACIMA DO ESPERADO


Foto: AL-shorfa.com

Uma pesquisa em 3D mostrou que as reservas de gás fora da costa sul do Líbano, podem ser maiores do que se pensava. 

Os dados foram coletados a partir da pesquisa 3D fora da costa sul do país, e descobriu-se que as reservas de hidrocarboneto eram maiores que o esperado, segundo David Rowlands CEO da ASA, o que significa que as reservas de gás enterradas no fundo do mar são bastante significativas. 

A pesquisa 3D realizada na costa do Líbano no ano passado, cobriu 3 mil metros quadrados de suas águas ao sul, e os resultados iniciais mostraram que nas águas do sul havia 25 trilhões de pés cúbicos de gás natural, e embora a ultima analise sugira que as reservas seja maiores, Rowlands alertou que ainda é cedo para medir seu tamanho exato, e que somente as empresas que ganharem os contratos de perfuração, poderão fornecer estimativas mais precisas.

Licitações com empresas petrolíferas internacionais vêm sendo negociadas, para obter o direito de exploração de gás no país, e o CEO comunicará empresas de Dubai sobre as descobertas feitas no Líbano, porque o numero de empresas interessadas vem crescendo constantemente, e os critérios para a ronda de pré-qualificação que iniciará dia 4 de Fevereiro ainda serão discutidos.

Mas enquanto o Conselho de Ministros não aprovar tais critérios, a administração de petróleo, criada para supervisionar a pré-qualificação e os processos de licitação, não vão preparar as especificações e condições do processo de licitação. 

Os seis membros da Administração são os responsáveis pela elaboração de todo o trabalho técnico e jurídico antes das negociações com as empresas de petróleo.

O valor do gás na costa libanesa que viesse a aparecer nos próximos anos poderia ser mais barato que o óleo, segundo especialistas e seria melhor para o meio ambiente também, porem investidores temem que as disputas políticas sem fim no Líbano e as condições instáveis nessa região, possam desestabilizar os esforços do Líbano na extração de gás nos próximos anos. Gebran Bassil, Ministro da Energia, afirmou que a seleção da licitação seria finalizada em 2014, e que a exploração de gás real fora da costa, deverá iniciar em 2017. 

Bassil disse ainda que na costa norte, também houve descoberta de gás em abundância, mas não revelou, a dimensão das reservas de gás na região, a descoberta de óleo e gás no Líbano animou investidores, banqueiros e economistas que estavam preocupados com a crise econômica, a desaceleração de investimentos estrangeiros e a queda no turismo.

CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário