Salim Miguel publica livro no Líbano


Escritor libanês, que cresceu e mora em Santa Catarina, lança em árabe 'Nur na Escuridão', sua mais famosa obra literária. História é inspirada na imigração da sua própria família ao Brasil.


São Paulo – O escritor Salim Miguel, libanês que cresceu e mora no estado de Santa Catarina, lança, nesta quinta-feira (07), o livro “Nur na Escuridão”, em seu país de origem. A obra é a mais famosa do autor, que tem 89 anos e recebeu diversos prêmios literários importantes no Brasil, entre eles o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra, em 2009. “Nur” significa “luz” em árabe.

Divulgação  
Salim Miguel: bem perto dos 90 anos
O livro é baseado na história da família de Miguel, com a qual ele chegou ao Brasil aos três anos. Ele conta a trajetória de um casal e sua determinação de sair do Líbano em busca de uma vida melhor. O autor, que deu entrevista à ANBA por telefone desde Florianópolis, onde mora, lembra, porém, que a imigração familiar serviu apenas de inspiração e a obra é uma criação literária.

Apesar da idade avançada, Salim Miguel relata com riqueza de detalhes a vinda dos Miguel ao País na década de 20. Segundo ele, a intenção do seu pai, ao sair do Líbano, era se mudar para os Estados Unidos. Mas o navio foi apenas até Marselha, na França. “Meu pai não tinha dinheiro, não tinha como permanecer na França”, diz. A saída foi vir para o Brasil, em outro navio, na tentativa de partir daqui para a América do Norte.

Mas o casal desembarcou no Rio de Janeiro, ficou um tempo por lá, na cidade de Magé, depois se mudou para Santa Catarina e ali resolveu permanecer. Salim Miguel conta com um certo lamento a frustração do pai em não ser um homem das Letras, como acabou se tornando o próprio filho. “Meu pai veio de lá para ser professor, mas nunca deixou de ser um pequeno comerciante. E eu, nesta vida, só tive duas profissões: ler e escrever!”, relata.

Salim Miguel foi jornalista boa parte da sua vida. Além de ter vivido em Santa Catarina, ele morou no Rio de Janeiro, na década de 1960, onde trabalhou na Bloch Editores e na então famosa revista Manchete. Em sua trajetória estão ainda a fundação de jornais e revistas, além de trabalhos para o teatro e a organização de festivais e eventos culturais.

O autor também trabalhou para o cinema e adaptou para o formato o livro Fogo Morto, de José Lins Rego, e A Cartomante, de Machado de Assis. Ele fala com orgulho mesmo, no entanto, é do roteiro de “O Preço da Ilusão”, o primeiro longa-metragem rodado em Santa Catarina, em 1957, cujo roteiro ele escreveu juntamente com a mulher, Eglê Malheiros.

Muitos livros e um só autor

Reprodução  
Tradução teve apoio da Biblioteca Nacional
Na literatura, Salim Miguel tem 32 livros publicados, entre romances, contos e um depoimento sobre os 48 dias em que passou na prisão durante a ditadura militar no Brasil. O libanês sempre foi um jornalista inquieto e crítico, instigador da vida cultural de Santa Catarina. Essa última obra, aliás, chamada “Primeiro de Abril – Narrativas da Cadeia”, foi traduzida para o francês e publicada na França em 2007. 




O livro “Nur na Escuridão”, que agora ganha sua versão em árabe, já teve seis edições no Brasil, a última pela editora Record. Será a primeira vez que Salim Miguel terá um romance publicado em outro país. “Devo a publicação do meu livro ao Khatlab”, diz o escritor. Ele se refere a Roberto Khatlab, brasileiro que mora no Líbano e lá é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik.

Khatlab foi coordenador da tradução e publicação do livro de Salim Miguel no Líbano. Em árabe, a obra ganhou o nome "De Koura ao Brasil, ida...retorno", em referência à região onde nasceu o escritor. A tradução, feita pelo libanês-brasileiro Youssef Mousmar, fez parte do programa de tradução de obras brasileiras da Biblioteca Nacional, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil. O livro foi publicado pela editora libanesa Dar Saer Mashrek.

O lançamento

Salim Miguel diz que gostaria de ir ao Líbano, mas a viagem é muito longa para a sua idade. Ele nunca chegou a retornar ao país de origem. Até hoje mora em Santa Catarina e é casado, há 60 anos, com Eglê, com a qual tem cinco filhos e da qual fala com extremo carinho. Ele conta que são 65 anos juntos, cinco de namoro. “Ela tinha emprego fixo e esperou eu arrumar um emprego para casarmos”, conta, divertindo-se com a lembrança.

No Líbano, o lançamento de “Nur na Escuridão” ocorre a partir das 17 horas na 32ª Feira do Livro Libanês, na cidade de Antelias, no estande da editora Dar Saer Mashrek. "As obras de Salim Miguel transmitem sentimentos, vida. Não é fácil colocar as mesmas expressões em outro idioma. Mas conseguimos e esperamos sucesso da obra no idioma árabe como teve o livro na versão em português", afirma Khatlab.

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário