Técnica por Eletroacupuntura


Acupuntura

O que é:

A Eletroacupuntura é uma terapia que tem como base os princípios da Acupuntura. A principal diferença é que na Eletroacupuntura são utilizados aparelhos elétricos que, conectados às agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos a determinados pontos do corpo com o objetivo de desobstruir e equilibrar o fluxo de energia Qi. Técnica de potencialização da Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura funciona por meio de estímulos elétricos. 
Ela possui uma ação analgésica em torno de 10 a 20 minutos mais rápidos do que a Acupuntura. Além disso, a Eletroacupuntura utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia. Enquanto a estimulação mecânica das agulhas promove apenas analgesia, a eletroacupuntura pode ser utilizada tanto para analgesia quanto para anestesia.

Como funciona a Eletroacupuntura:

O diferencial da Eletroacupuntura é a utilização de correntes elétricas para auxiliar o estímulo dos pontos de Acupuntura. Ela pode causar tanto analgesia quanto anestesia. Um dos mecanismos mais importantes da analgesia ocasionada pela Eletroacupuntura é a aceleração na liberação de peptídeos opiáceos que, quando chegam ao sistema nervoso central, interagem com receptores na indução de um efeito capaz de acalmar as dores mais intensas. 
É por isso que a Eletroacupuntura pode ser muito mais eficaz no alívio da dor, pois ela ativa o sistema supressor da dor.  

A estimulação repetida das terminações nervosas, seja em pontos superficiais ou profundos do corpo, afeta as vias dolorosas segmentares e supra–segmentares e promove o alívio muitas vezes imediato da dor. 
A técnica é capaz de aliviar tanto a dor aguda quanto a crônica. Além disso, a repetição do procedimento é muito importante, pois resulta em melhores resultados. 

A eletroacupuntura tem vantagens em relação ao uso isolado de agulhas. 
Como a estimulação é feita por meio de aparelhos, o terapeuta não precisa manipular as agulhas. Além disso, a quantidade e a qualidade do estímulo podem ser reguladas de maneira mais precisa, ajustando a amplitude e a frequência da corrente que está sendo aplicada no paciente. 
A seleção dos pontos da eletroacupuntura é similar ao da Acupuntura. A diferença entre elas consiste no fato de que a eletroacupuntura utiliza poucos pontos, geralmente os pontos principais e, sempre é necessário dois pontos para ligar eletrodos positivos e negativos.


Como é Feito o Tratamento da Eletroacupuntura:

Da mesma forma que a Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura só deve ser aplicada por profissionais especializados que tenham profundo conhecimento dos aparelhos específicos usados na técnica. Depois de decidir qual o ponto de Acupuntura que deverá receber as aplicações, o especialista irá introduzir duas agulhas de forma superficial ou dois eletrodos. 
Essas agulhas ou eletrodos receberão a estimulação em uma frequência que gira em torno de 2 a 100 Hertz. Dependendo do tipo de tratamento, podem-se utilizar frequências mais altas, acima de 500 Hertz.

Quais São os Benefícios da Eletroacupuntura:

A Eletroacupuntura possui as mesmas indicações que a Acupuntura, mas apresenta excelentes resultados nas Síndromes Dolorosas Miofasciais, ou seja, síndromes caracterizadas pela presença de dor regional que acometem apenas um membro ou uma parte do corpo.
Além disso, a técnica baseada na sabedoria milenar oriental tem sido usada com excelentes resultados para tratar traumatismos na pele, tendões, músculos, nervos e cartilagens, distúrbios neurovegetativos, como tratamento coadjuvante em casos de doenças oncológicas e na terapêutica da nevralgia e paralisia dos nervos.
Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da dor, seja na região do nervo ciático, cefaléia, dor de dente e até lesões por esforço repetitivo.

A Eletroacupuntura possui alguma contra indicação:

A princípio não. Assim como a Acupuntura, a Eletroacupuntura não possui nenhum tipo de contra indicação. Sua ação é praticamente indolor e não causa nenhum efeito colateral quando devidamente aplicada. 
Os estímulos elétricos podem incomodar um pouco, mas não causam dor, vermelhidão ou lesão. Hoje em dia, a Eletroacupuntura é aplicada inclusive em regiões sensíveis como a face, principalmente como recurso de terapia estética.

A única ressalva é a utilização dessa técnica em crianças, que deve ser feita com todo cuidado e sempre com um profissional de confiança. Também não é indicado para portadores de marcapasso, doenças sistêmicas, gestantes e cardíacos.

LEA MANSOUR
Gazeta de Beirute
Fonte: Associação Médica Brasileira de Acupuntura

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário