A origem da Páscoa


A origem dos ovos de Páscoa, possui ligação direta com a Mesopotâmia,  com a deusa Ishtar e a deusa Ostara( deusa da Fertilidade).

Ostara é da Mitologia Anglo–Saxã, representando o renascimento, renovação e farturas.

Na Roma cristã, era preciso manter os seguidores da deusa tranquilos, no final de varias reuniões, foi substituída as festividades de Ostara para a Páscoa católica Romana. 

Muitos Historiadores fazem ligações com Ishtarpor, consequência de seus festivais na primavera coexistirem com a da deusa Ostara.

Conta a lenda, que a deusa Ostara possuía carinho enorme com crianças, onde a mesma passava, eles a seguiam, e cantavam canções de alegria.

( Representação da deusa Ostara e as lebres, animais que ela mais amava )

A ligação do Coelho da Páscoa, relembra a lenda que mescla ao Pombo Pascal(uma espécie de Bolo). Segundo os antigos, é relatado que a deusa Ostara estava com suas crianças em um Bosque, quando um amável pássaro pousou em seu braço, a deusa transformou o mesmo em uma lebre. 

No inicio as crianças se divertiram, mas percebendo que o pássaro transformado não podia mais voar e cantar, elas pediram que fosse desfeito aquele encantamento. 

Mas Ostara, só poderia desfazer o encantamento, na primavera, época que seus poderes estariam completos.

( O pássaro pascal ) 

A deusa Ostara cumpriu com sua promessa para as crianças, de tempos em tempos, o pássaro se tornava Lebre, pintava os ovos e distribuía a todas as crianças. Esta lebre passava a mensagem da deusa, que era a de não interferir na vida de nenhum ser vivo.
( Representação da deusa Ishtar )

Os povos Mesopotâmicos, Egípcios, Celtas,  Fenícios, Chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo tinha sua origem em um “Ovo cósmico”.  

Tabela da Pascoa nas Igrejas Ocidentais e Orientais.

2013: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
2014: 20 de Abril
2015: 5 de Abril (Igrejas Ocidentais); 12 de Abril (Igrejas Orientais)
2016: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
2017: 16 de Abril
2018: 1 de Abril (Igrejas Ocidentais); 8 de Abril (Igrejas Orientais)
2019: 21 de Abril (Igrejas Ocidentais); 28 de Abril (Igrejas Orientais)
2020: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)

( Fonte : cantinhodacher )

Páscoa é sinal de respeito e união, sendo também a passagem da liberdade da prisão emocional, espiritual e etc. Renovação e renascimento para todos os homens e famílias de bem. 

Anthony Mohammad 
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário