A princesa Moura do Brasil



A lenda da princesa Moura, no Brasil, tem suas origens no Oriente Médio. Quando o último império Árabe na Espanha caiu, os muçulmanos que se converteram ao Cristianismo (forçadamente) se esconderam na América. Ligados profundamente com a Alquimia e o islamismo místico, desejaram levantar a meia lua e a estrela de Belém, ou fundar um território Muçulmano na região.

 No Tempo de padres Jesuítas, e os povos de São Tomé (Argentina),  um belo rapaz relatou: “ Estava muito calor, então decidi que iria até uma lagoa para me refrescar, levei comigo uma Guampa (copo). “ 

Do outro lado do Rio Uruguai, este jovem morava em uma aldeia aos fundos da Igreja. O mesmo relata que a lagoa começou a ferver e um vapor sufocante era visível, e pela surpresa do mesmo, a própria Princesa Moura , se apresentou.

Segundo os contos destes Jesuítas, o rapaz afirmou que ela estava na forma de uma Lagartixa com cabeça de fogo, segundo os padres ela possuía pacto com o Anhangá Pitã ( Rei vermelho das florestas).

Ela se transformava em uma bela Princesa Moura, jamais tocada por ninguém , e aquele que conquistasse o coração da tão amável, seria seu escolhido.

O Rapaz visitou novamente a Princesa, onde a mesma lhe pediu vinho, já transformada em morena bela.

Vinho somente o da Santa Missa, louco de amor ele não pensou muito; roubou o vinho e se embriagou com a princesa morena, passando a noite de amor .

Os Padres passaram a notar a falta do Vinho, e numa madrugada, invadiram a sala do rapaz. A princesa moura ( Teiniaguá) se transformou, e fugiu para o rio Uruguai . O amado foi preso, e embriagado foi acusado de heresia, sendo assim a morte seria seu fim.

 Marcado o dia da execução, todo o povo se reuniu na praça para ver o pobre rapaz ser degolado como cordeiro, mas a Princesa Moura surge, abrindo rombos na terra e levando seu amado.

Ficaram alguns dias em São Francisco de Borja, assim pararam na serra de Jarau, no Quaraim, onde descobriram uma caverna profunda (Caverna de Salamanca encantada  ou Gruta mágica).
  
Conta-se na lenda do sul brasileiro, que os primeiros gaúchos nasceram da Princesa Moura, transformada em Índia Tapuia,  e um gaúcho. Sendo assim história e lenda se mesclam no popular brasileiro.

Anthony Mohammad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário