Anfetaminas Apreendidas no Vale do Bekaa


Foto: Naharnet

Mais de um milhão de pílulas de anfetaminas Captagon, no valor de US$5 milhões, foram apreendidas no Vale do Bekaa, pelas Forças de Segurança na terça-feira (12). As drogas foram encontradas em 12 sacos de estopa, que estavam escondidos dentro de uma piscina de lama seca, e preparadas para serem exportadas. A operação das Forças de Segurança foi realizada após uma denúncia recebida pelo Departamento de Narcóticos do Bekaa. As drogas foram apreendidas e levadas para o gabinete do departamento, enquanto uma investigação foi instaurada para descobrir os envolvidos no tráfico.

 Em 2012 as Forças de Segurança realizaram uma operação de destruição de cultivo de maconha na região do Vale do Bekaa, onde 17 tratores destruíram os campos de 300 mil metros quadrados, levantando a ira dos agricultores da cannabis, que reagiram com fogo cruzado contra as Forças de Segurança, usando fuzis de assalto, lançadores de granadas e morteiros, provavelmente fornecidos por traficantes ricos. Embora não tenha deixado ninguém ferido o episodio atingiu dois veículos das Forcas de Segurança.

Moradores de Yammouneh realizaram um protesto contra a destruição do cultivo de maconha no local, e o Chefe da cidade, Mohammed Sharif, que também esteve no protesto, disse na época, que a destruição do cultivo de maconha havia se transformado numa destruição de almas de cidadãos da cidade, que estavam em busca de uma vida decente, em virtude da ausência do governo.

Durante guerra do Líbano civil de 1975 a 1990, o Vale de Bekaa produziu até 1000 toneladas de resina de cannabis anualmente, e 30 a 50 toneladas de ópio, utilizado para produção de heroína. A cultura foi erradicada em um programa das Nações Unidas, entre 1991 a 1993, mas volta e meia essas plantações ressurgem, tornando-se assim, uma das lutas frequentes das Forças de Segurança no país.

CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário