As Riquezas e Benefícios do Quiabo - Gazeta de Beirute
O PORTAL SEMANAL DE NOTÍCIAS DO LÍBANO PARA A COMUNIDADE BRASILEIRA NOTICIAS DO LIBANO, NOTÍCIAS DO LIBANO EM PORTUGUES- Brasileiros no Libano

smileÚltimas notícias :Exército da Síria retoma estrada para retirada de armas químicas  veja mais...smileInternet e ligações telefônicas são cortadas na Síria  veja mais...smileAlto comandante do Hezbollah morre em combate na Síria  veja mais...smile

As Riquezas e Benefícios do Quiabo


O quiabo é rico em vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Também traz bastante em cálcio, fibras, proteínas e cobre. A maior parte da vitamina C é perdida quando levada ao fogo.  A vitamina A auxilia na visão e é boa para a pele. Também é bom para mucosas em geral. Ajuda no crescimento, por conta das vitaminas do complexo B. 

É indicado até para verminoses e disenterias e contribui com o funcionamento intestinal. 

É um laxante natural e é um alimento facilmente digerido, além de ter poucas calorias, cada 100g possui apenas 30 calorias. É bom ainda para inflamações e irritações do estômago.

Segundo dados, em 100 gramas de quiabo estão agrupados 850 UI (unidade) de vitamina A:
130 mcg (micrograma) de vitamina B1 (Tiamina); 
75 mcg (micrograma) de vitamina B2 (Riboflavina);
0,70 mg (miligrama) de Vitamina B5 (Niacina) e
25,80 mg (miligrama)  de ácido ascórbico. 

 Além disso, contém 30 calorias (em 100 gramas), 89,60% de água, 7,40 % de hidratos de carbono, 1,80% de proteínas, 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.

Se por um lado, a vitamina A, exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, e a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência. Fruto de fácil digestão, o quiabo é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins.

Uma vez que a natureza oferece tudo de que o homem necessita, o quiabo tem também outras vantagens terapêuticas. Ele é um “laxante mecânico”, e indicado em casos de pneumonia, bronquite etc., quando ‘‘empregam-se cataplasmas de folhas cozidas’’, acompanhado de chá de flores, ou frutos, que deve ser tomado a gosto. Cozido ou refogado, frito ou ensopado, usado em sopas e até mesmo em saladas, o quiabo pode ser consumido de diversas formas. 

Há quem o dispense pelo aspecto áspero e viscoso, e acaba assim, perdendo as vantagens nutricionais que ele oferece. Quem tem alguma prevenção contra o quiabo, por causa da aparência gosmenta, aqui vai a dica: basta pingar limão ou vinagre na hora da fervura e ela desaparecerá. Prepará-lo ao vapor ou escaldá-lo, até que fique bem macio, também é uma dica para deixar o quiabo mais sequinho.

LEA MANSUR
Gazeta de Beirute
Share on :

0 comments:

Postar um comentário

Foto Da Semana

 
Creative Commons License © Copyright 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all Subscribe via email Gazeta de Beirute