Bahaa Hariri


Essa semana no Especial QUEM É QUEM, vou contar um pouco sobre um homem que aparentemente saiu da política e se dedicou a outros propósitos, mas não deixa de ser uma figura essencial e misteriosa no quebra-cabeça do Líbano.

Bahaa Hariri


É o filho mais velho de Rafik Hariri, assassinado em 2005, irmão do ex-premiê e atual líder do Movimento Futuro, Saad Hariri.

Bahaa Hariri, nasceu em 1966, estudou em Boston (EUA) e após alguns anos retornou para Arábia Saudita, para trabalhar na Companhia Saudi Oger, de sua família. Em 2008, se afastou dos negócios de sua família, e passou a trabalhar sozinho em seus próprios negócios em vários países.

Ele é um dos 500 homens mais ricos do mundo, com uma fortuna que há um ano foi avaliada em quase 3 bilhões de dólares.

Hoje, Bahaa Hariri, é o presidente do Grupo Horizon que atua na Jordânia, Arábia Saudita e Líbano. Um de seus projetos foi realizado através de uma doação de 15 milhões de dólares, para a construção do Instituto Rafik Hariri, na Universidade de Boston, para estudos e pesquisas na área da computação e engenharia.

"Apoiar grandes universidades de pesquisa é um ato de fé e um compromisso resistente a contribuir positivamente para o bem-estar das sociedades", disse  Bahaa.

Diferente de seu irmão Saad, Bahaa não seguiu a carreira política. Nos dias consecutivos ao assassinato de seu pai, era Bahaa que estava presente e não Saad, e era muito admirado pela sua personalidade. 

Mas após algum tempo ele foi se retirando de cena, e muitos boatos surgiram. Alguns afirmaram que Saad era mais firme na questão da Síria, também houve uma ligação maior entre Jumblatt e Saad e outros pontos foram levantados.

Mas o que foi confirmado é que Bahaa queria trabalhar a seu modo, e apesar de seu apoio e colaboração com a Arábia Saudita e Estados Unidos, ele não coloca o dedo na politica, pelo menos não explicitamente. Uma coisa é certa: Bahaa tem menos inimigos que seu irmão Saad. 

Atualmente ele reside em Geneva, sua mãe é iraquiana e seu nome foi uma homenagem a seu avô, pai de Rafic Hariri.

O patrimônio da família está em torno de 17 bilhões de dólares.

Chadia Kobeissi
Edição: Claudio Cavalcante Junior
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário